Santiago do Cacém e o seu folclore
Folclore em Santiago do Cacém
Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho
- Alentejo (Alentejo Litoral)
- Distrito: Setúbal
02 grupos
- Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Alvalade
- Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia
Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Alvalade
A Casa do Povo de Alvalade foi fundada em 1943, e o Grupo Coral e Etnográfico surgiu em 1964. É composto por utentes, sócios, funcionários e voluntários das respostas sociais da Casa do Povo e está aberto a receber mais vozes e mais elementos, entre sócios e não sócios da instituição, utentes ou não. O objetivo principal do grupo é manter a tradição coral e musical alentejana. Os seus trajes são sobretudo os de trabalho, nomeadamente mondadeira e ceifeira. O seu reportório é constituído por modas do cancioneiro alentejano, nomeadamente: Alvalade és nossa terra; É tão grande o Alentejo; Ceifeira, linda ceifeira; Venham ver os passarinhos.
Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia
O Rancho Folclórico Ninho de Uma Aldeia é uma coletividade de natureza etnográfica sediada na Rua Zeca Afonso Lote 6, 7540-321 São Bartolomeu da Serra, concelho de Santiago do Cacém.
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.