São Brás de Alportel e o seu folclore
Folclore em São Brás de Alportel
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Algarve
- Distrito: Faro
- Concelho: São Brás de Alportel
Rancho Típico Sambrasense
O Rancho Típico Sambrasense nasceu em São Brás de Alportel em 1993. Após uma pesquisa inicial levada a cabo aquando da criação do grupo, a renovação dos conhecimentos sobre os afazeres de outrora têm sido a principal preocupação das sucessivas direções, com a finalidade de uma melhor representatividade do grupo e das riquíssimas tradições do barrocal e serra algarvia, região onde se integra São Brás de Alportel.
Como se de uma viagem se tratasse, recuando no tempo, os elementos trajam as vestes desses tempos passados, representando: a família serrana, o caçador, o corticeiro, o ferrador, a ceifeira, a caiadeira, a padeira, a lavadeira, as moças da apanha da alfarroba e do figo, o varejador, as meninas da fonte, os casais de lavradores abastados em trajes domingueiros, entre outros.
Desde os infantis aos seniores, o rancho conta com cerca de 50 elementos, que se repartem pelo “balho”, pelo cenário, tocata e canto. A nível musical, o repertório é composto pelos típicos corridinhos e “ balhos” de roda.
O grupo organiza o Festival de Folclore e o Encontro de Tradições. Colabora na organização da Desfolhada, tendo como seu parceiro a Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e o Museu do Trajo.
Fez-se já representar em festivais de folclore, por todo o País e em Espanha. Com regularidade, e em especial na época estival, atua em diversos hotéis, restaurantes, e eventos culturais organizados por associações e autarquias.
É filiado no INATEL.