Sines e as suas filarmónicas
Filarmónicas do Concelho de Sines
Bandas de música, história e atividades no Concelho
- Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense
A Banda Filarmónica da Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense tem as suas raízes na Sociedade Phylarmónica Sineense com estatutos desde 20 de janeiro de 1898. Após um período de inatividade, foi reorganizada em 1926 e adquiriu existência legal em 19 de junho de 1927. Em 1929, a sua direção decide proceder à fusão desta associação com a Sport Clube Sineense (Vulgo Marítimo), tendo esta fusão sido oficializada no mesmo ano, com a designação atual da coletividade.
SMURSS
Em, 1942, por decreto governamental, foi forçada a interrupção das suas atividades como associação. Mas em 1945, no dia da vitória dos Aliados, 8 de maio, a Banda saiu orgulhosamente para a rua, oficialmente autorizada a exprimir durante duas horas o contentamento popular pelo final de 2ª grande guerra, ainda que no espírito de muitos fosse esse a única maneira de expressar o entusiasmo pela derrota Nazi e a esperança que o Governo fascista em Portugal pudesse ter igual destino.
Só em 1974 se reuniram as condições para o seu reaparecimento. Foi reorganizada a 1 de maio de 1975. Em 26 de janeiro de 1977 foi determinada a formação de uma associação com a denominação de “Sociedade Musical União Recreio e Sport Sineense”, tendo como objetivo por meio da música e do seu núcleo vital a Banda Filarmónica, desenvolver animação cultural, nas suas variadas formas, e dar formação.
SMURSS
Desde a sua reorganização teve como diretores artísticos: Mestre Libânio Romão, Joaquim Flosa António Gomes, Fernando Matos, Claudino Belo Nunes e Manuel Pancão Cola. É o seu atual Mestre Rui Fernando Fonseca e Costa, que dirige a Banda desde 2004. O quadro ativo da Banda é atualmente de 33 elementos, com idades entre 12 e 60 anos.