Sintra e os seus músicos

André Matos, guitarrista, de Sintra
Músicos naturais do Concelho de Sintra

[ Serviço público sem financiamento público, o Musorbis foi lançado em dezembro de 2020. O processo de inserção de dados pode ser acelerado com a cooperação dos músicos no que se refere a currículos e fotografias em falta. ]

  • Ana Beatriz Martins (oboé)
  • André Matos (guitarrista)
  • Clotilde Rosa (compositora, 1930-2017)
  • Mariana Vieira (composição, 1997)

André Matos

André Matos, guitarrista, de Sintra

André Matos, guitarrista, de Sintra

Ana Beatriz Martins

Ana Beatriz Teixeira Martins nasceu a 21 de fevereiro de 2002, em Sintra, distrito de Lisboa. Iniciou os estudos musicais em oboé na escola da Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua, em 2013, na classe de Adriana Castanheira. Ingressou no Conservatório Regional de Música de Vila Real em 2015, na classe de Roberto Henriques, e no ano seguinte, na classe de Adriana Castanheira. Concluiu o ensino secundário em 2020, tendo obtido o resultado de 19 valores na sua Prova de Aptidão Artística.

É licenciada pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, na classe do professor Ricardo Lopes, tendo obtido a média de 18 valores. Termina o primeiro ano de Mestrado em Interpretação Artística na mesma instituição e integrando a classe no mesmo professor.

Colabora frequentemente com a Banda Sinfónica Transmontana, a Orquestra do Alto Minho, a Alto Minho Youth Orchestra (2 edições) e o ContemporArte Ensemble, projeto de música contemporânea a ser desenvolvido na ESMAE.

É professora de oboé no Conservatório Regional de Música de Vila Real.

Mariana Vieira

Nascida em Sintra, em 1997, Mariana Vieira é uma compositora portuguesa baseada em Lisboa. Concluiu a licenciatura em Música – Composição na Escola Superior de Música de Lisboa, onde estudou com os compositores Carlos Caires e Jaime Reis. Frequenta o Mestrado em Ensino de Música na mesma instituição.

Mariana Vieira, compositora, de Sintra

Mariana Vieira, compositora, de Sintra

As suas peças foram apresentadas em festivais como Young Euro Classic (Alemanha), Crossroads (Áustria), Monaco Electroacoustique (Mónaco), e Aveiro_Síntese e Música Viva (Portugal). Em 2017, venceu o European Composer Award com a peça “Raiz”, uma encomenda da Jovem Orquestra Portuguesa, que teve a sua estreia na Konzerthaus de Berlim.

Participou em workshops e classes de aperfeiçoamento com compositores como Åke Parmerud, Annette Vande Gorne e Bernard Fort. Interessa-se pela produção de projetos artísticos, trabalhando nesta área paralelamente à sua atividade enquanto compositora. É diretora executiva do Festival DME – Dias de Música Electroacústica e do Lisboa Incomum, projetos que desenvolvem atividade de criação, programação e formação na área da música erudita contemporânea e eletroacústica.

HISTÓRIA DA MÚSICA

Clotilde Rosa

Clotilde Rosa, compositora, de Sintra

Clotilde Rosa, compositora, de Sintra