Sobral de Monte Agraço e os seus órgãos de tubos
Sobral de Monte Agraço [3]
Igreja de Nossa Senhora da Purificação
Situada na zona leste da povoação de Sapataria, na Rua da Igreja, está localizada a Igreja de Nossa Senhora da Purificação. É uma pequena igreja com fundação no tempo do manuelino, de que conserva o portal, tendo sido muito restaurada e modificada nos séculos seguintes. A fachada é ladeada pela torre sineira e rasgada pela porta principal manuelina encimada por uma rosácea para iluminação do coro. O tímpano triangular, interrompido para rodear a rosácea, é encimado pela cruz. O interior é composto por altar-mor e altares colaterais, com painéis de azulejos pombalinos na Capela-mor e azulejos hispano-árabes nos restantes altares. Duas colunas sustentam o coro alto tendo uma pia de água benta em cada. Das outras duas pias de água benta da igreja salienta-se uma com decoração renascentista.
Órgão moderno
No coro alto da igreja está localizado, desde 2009, um órgão moderno Hoffbauer, de um teclado manual. datado de 1973.
Igreja Matriz de Santo Quintino
[ Igreja Paroquial ]
A 40Km a noroeste de Lisboa, a igreja de São Quintino foi construída em estilo manuelino, em 1530, na freguesia do mesmo nome, concelho de Sobral de Monte Agraço. Terão sido os Francos que trouxeram a devoção do São Quintino. Supõe-se que a documentação relativa a São Quintino se terá perdido aquando do terramoto de Lisboa de 1755. A igreja está classificada como Monumento Nacional desde 1910.
No coro alto da igreja está localizado um pequeno órgão moderno Karl Lötzerich, de um manual e pedaleira.
Órgão positivo moderno
Igreja Matriz de Sobral de Monte Agraço
[ Igreja Paroquial ] [ Nossa Senhora da Vida ]
A Igreja de Nossa Senhora da Vida é de uma só nave e Capela-mor, separadas pelo arco triunfal. Além do altar-mor contém mais quatro altares e o coro alto. A construção desta igreja foi orientada por Reinaldo Manuel dos Santos, o arquiteto responsável pela reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1 de novembro de 1755. Sendo os Condes de Sobral proprietários da igreja, esta foi cedida à paróquia em meados do século XIX. Tal se deveu ao mau estado em que se encontrava a antiga igreja de S. Salvador do Mundo. Posteriormente a igreja foi assaltada e muito danificada já no início do século XX, em 1919, voltando então para a posse dos Condes de Sobral. Quinze anos depois do assalto e destruição que sofreu, e após obras de recuperação, foi reaberta. Na década de 1980 os Condes de Sobral novamente a doaram à paróquia, passando desde então a servir como Igreja Paroquial de Sobral de Monte Agraço.
Órgão moderno
No coro alto da igreja está localizado um órgão Henning Jenses, datado de 1973. Tem um teclado manual e pedaleira, com acoplamento. É proveniente da Igreja de Tanderup – Dinamarca. Foi desmontado e embalado por Sven Hjort Andersen e instalado na Igreja pela Oficina e Escola de Organaria (Esmoriz), de Pedro Guimarães e Beate von Rohden, em 2003.