Torres Vedras e os seus festivais
Festivais em Torres Vedras
Festivais, ciclos e encontros de música e dança no Concelho
Ciclo de Órgão de Torres Vedras
Tendo como “anfitrião” o órgão histórico da Igreja da Misericórdia de Torres Vedras, construído em 1773 por Bento Fontanes, o Ciclo de Órgão de Torres Vedras vai em 2024 na 8ª edição.
Os concertos são devidamente comentados e contextualizados, têm entrada gratuita e são são transmitidos online. Os mesmos abordam obras de destacados compositores (de desde o século XVIII até à atualidade).
Os miniconcertos “à la carte” têm uma duração de quinze minutos e também entrada gratuita, e proporcionam ao público escolher o que quer ouvir, a partir de um “cardápio” musical bem variado, num ambiente familiar e informal.
Segundo Daniel Oliveira, o Ciclo de Órgão de Torres Vedras é um evento que “já faz parte da vida cultural torriense”, sendo que o mesmo “dialoga com a sociedade, com a história e as origens, com repertórios de várias tradições e épocas, bem como faz pontes entre o ligeiro e o clássico, o antigo e o contemporâneo, sempre em nome de uma cultura de todos e para todos”.
O Ciclo de Órgão de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras que conta com a parceria das paróquias de Torres Vedras, do Patriarcado de Lisboa, do Conservatório de Música Luís António Maldonado Rodrigues (da Associação de Educação Física e Desportiva de Torres Vedras) e da Cultur’Canto – Associação Cultural.
Festival Acordeões do Mundo
O Festival Acordeões do Mundo – Festival Internacional de Acordeão de Torres Vedras (17ª edição em 2020) é um festival que se realiza em Torres Vedras e inclui concertos no Teatro-Cine.
Santa Summer Sounds
Sítio: www.santasummersounds.pt
O Santa Summer Sounds é um evento com dois dias dedicados ao rock, ao reggae, à world music, ao sol e ao mar, ao autêntico espírito festivaleiro e à animação.
Festival de Música Antiga de Torres Vedras
O Festival de Música Antiga de Torres Vedras nasceu em 2019, com a direção artística do organista Daniel Oliveira, com quarte edição em 2022.
Sentir Cultura
Sentir Cultura é um programa de intervenção cultural que pretende contribuir para a resiliência cultural e artística em contexto de pandemia. Assente na efetivação de medidas diretas de apoio, o programa inclui a apresentação de uma seleção de conteúdos online de qualidade artística e relevância cultural. Recusando considerar a Cultura uma não prioridade, este programa assume-se nos opostos desta tendência e sublinha a Cultura como um elemento agregador e essencial às dinâmicas de coesão social, reconhecendo o seu carácter transformador. Mais do que a mera promoção de uma programação cultural exaustiva, este projeto visa a criação, em tempo real, de novas possibilidades em torno das práticas culturais. Acima de tudo Sentir Cultura assume-se como um processo dinâmico, progressivo, experimental e contextual.