Trofa e os seus órgãos de tubos
Órgãos de tubos do concelho da Trofa [5]
De acordo com as informações disponíveis a 22 de novembro de 2022, existem órgãos de tubos nas seguintes igrejas do Concelho:
Capela de Nossa Senhora da Livração
A Capela de Nossa Senhora da Livração possui um órgão construído em 2000 por António Simões.
Montra do órgão
Igreja de Santiago de Bougado
A Igreja Paroquial de Santiago de Bougado possui um órgão histórico da autoria de Manuel de Sá Couto, do século XIX, restaurado em 1989 por António Simões.
Montra do órgão
Igreja de São Mamede do Coronado
A Igreja Paroquial de São Mamede do Coronado possui um órgão histórico de tipo ibérico.
Montra do órgão
Igreja de São Martinho de Bougado
A Igreja Paroquial de São Martinho de Bougado possui um órgão histórico construído por Manuel de Sá Couto em 1830, restaurado em 2003 por António Simões.
Montra do órgão
Igreja Nova
De acordo com informação do Notícias da Trofa, no ano em que a paróquia de S. Martinho de Bougado comemorou o 29.º aniversário da dedicação e inauguração da Igreja Nova (14 de novembro), foi adquirido um órgão construído por Jean Bruggeman no ano de 1987. Tem 19 registos, dois teclados e 1288 tubos e “serviu a liturgia” durante alguns anos na igreja da paróquia da Sagrada Família, em Waregen (Bélgica).
Segundo Luciano Lagoa, pároco de S. Martinho de Bougado, a paróquia e os seus responsáveis pretendiam há alguns anos adquirir um órgão de tubos mais consentâneo com a grandeza da Igreja Nova o que viria a concretizar-se através de contactos entre o organista e cravista Rui Soares (da Igreja dos Clérigos) e o padre Bruno Ferreira. A Fábrica da Igreja de S. Martinho de Bougado decidiu comprá-lo pelo preço estipulado de 30 mil euros suportados em parte pela Câmara Municipal da Trofa e outra parte por benfeitores da paróquia.