Valença e o seu folclore
Folclore em Valença
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Minho (Alto Minho)
- Distrito: Viana do Castelo
02 grupos
- Rancho Infantil e Juvenil de Friestas
- Rancho Folclórico e Cultural de S. Julião
Rancho Infantil e Juvenil de Friestas
Fundado em 1956, por Albertina Cunha, Joaquim Barreiros e Manuel Francês, o Rancho Infantil e Juvenil de Friestas está inserido na região etnográfica do Minho.
Formado por cerca de 55 elementos, as suas danças e cantares caracterizam o trabalho agrícola e piscatório de uma freguesia situada na margem sul do Rio Minho, a cerca de 8km da sede do concelho que é a cidade de Valença.
Numa noite de 1957, durante as festas do Monte do Faro, o Rancho pisou o palco pela primeira vez no jardim Municipal de Valença. No mesmo ano, já em Setembro, o rancho voltou a atuar nas festas em honra à Senhora das Dores em Monção. Ganhou fama ao ponto de ser convidado para o registo de duas gravações para a então Emissora Nacional.
Em 1958 participou no II Festival de Folclore de Vila Praia de Âncora, evento que era organizado e dirigido pelo etnógrafo e poeta Dr. Pedro Homem de Melo.
Cessada a atividade, em 1997, por iniciativa da professora Fátima Caldas deu-se uma grande revitalização do Rancho Infantil de Friestas, que não mais interrompeu a atividade.
Em 1998, organizou o seu primeiro Festival de Folclore e no mesmo mês participou no Festival de Folclore da Coruña, em Espanha. No ano seguinte contribuiu com a sua atuação no XVII aniversário da Liga dos Amigos Valencianos, em Lisboa.
No âmbito das diversas atuações efetuadas, e sempre com o objetivo de divulgar a etnografia do Alto Minho, participou em Agosto de 2003 no intercâmbio efetuado com o Grupo de Danças e Cantes da Casa do Povo de Água de Pena em Machico, no Arquipélago da Madeira e em Julho de 2006 atuou na região de Macon, em França. Tem inúmeras participações em festivais de Folclore por todo o País e em Espanha.
Rancho Folclórico e Cultural de S. Julião
O Rancho Folclórico e Cultural de S. Julião é uma associação de natureza cultural e etnográfica sediada no concelho de Valença, região do Alto Minho.
Tlm. 919 005 421
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Roteiro dos Ranchos Folclóricos dos Açores
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca resulta de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos de modo a facilitar a leitura.