Vendas Novas e o seu folclore
Folclore em Vendas Novas
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Alentejo (Alto Alentejo)
- Distrito: Évora
- Concelho: Vendas Novas
03 grupos
- Grupo de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas
- Rancho Folclórico da Landeira
- Rancho Folclórico das Piçarras
Grupo de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas
- Região: Alto Alentejo (Alentejo Central)
- Distrito: Évora
- Concelho: Vendas Novas
O Grupo de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas iniciou a atividade em 1987. Tem como principal objetivo representar o mais fiel possível o quotidiano dos antepassados. Para isso levou a efeito exaustivas recolhas. Com este trabalho difícil mas empenhado tem conseguido recuperar as danças e cantares, o modo de vestir e a maneira de ser do povo da Terra e Região.
O Grupo exibe trajos domingueiros e de trabalho. Os trajos de trabalho eram muito semelhantes, diferenciando-se sobretudo pelos utensílios utilizados no desempenho das diferentes fainas.
Dos trajos de trabalho que apresenta destacam-se: o pastor, o vaqueiro, os ceifeiros, os trabalhadores da eira, o feitor, a manteeira, os moleiros, o carreiro, o manageiro, a aguadeira e a mondina do arroz.
As principais danças apresentadas são bailes de roda, bailes campaniços, puladinhos, valsa, tacão e bico e sagourras.
Os instrumentos mais utilizados são o acordeão, os ferrinhos, a bilha, a pandeireta, o reque reque, a cana e a gaita de beiços.
O Grupo de Danças e Cantares dos Pioneiros de Vendas Novas tem em atividade um Grupo infantil.
O Grupo tem um CD editado e organiza anualmente o seu Festival de Folclore, a sua festa anual e um encontro de Folclore Infantil.
É membro efetivo da Federação do Folclore Português e está filiado no INATEL.
Espaço museológico
Rancho Folclórico da Landeira
Fundado em 26 de maio de 1978, o Rancho Folclórico da Landeira é um dos grupos mais representativos do folclore alentejano. Pretende reviver as tradições landeirenses, tanto nas danças e cantares, como no trajar. A representação reporta ao final do século XIX e início do século XX. O grupo, constituído por cerca de quarenta elementos, organiza o seu Encontro de Folclore anual na primeira semana de Agosto. É membro efetivo da Federação do Folclore Português.
Rancho Folclórico das Piçarras
O Rancho Folclórico das Piçarras foi fundado em 1988 e pertence à Secção Cultural do Desportivo Clube das Piçarras. No ano 2000 foi criada uma secção autónoma responsável pelo mesmo. É composto por um grupo infantil, por um adulto e pela tocata, totalizando cerca de 50 elementos.
O Rancho Folclórico das Piçarras organiza todos os anos três Festivais de Folclore: um Festival Infantil em junho, dedicado às crianças, outro em agosto por ocasião do aniversário do Desportivo Clube local e um outro aquando do seu aniversário, em outubro.
Foi-lhe entregue a chave da escola primária das Piçarras, para que o Rancho possa usufruir das suas instalações. Nesse espaço foi criado um pequeno museu etnográfico com o espólio recolhido pelo Rancho ao longo dos tempos, o que muito tem agradado aos seus visitantes.
O percurso do Rancho Folclórico testemunha a dedicação e o empenho dos seus componentes na transmissão de tradições, costumes e sentimentos de um povo e da recolha e divulgação de modas e expressões preservando assim as raízes populares do concelho de Vendas Novas.