Viana do Alentejo e o seu folclore
Viana do Alentejo e o seu folclore
Ranchos folclóricos, grupos corais etnográficos e atividade no Concelho
- Alentejo (Alto Alentejo)
- Distrito: Évora
- Concelho: Viana do Alentejo
10 grupos
- Grupo Coral de Aguiar
- Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo
- Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo
- Grupo Coral “Velha Guarda” de Viana do Alentejo
- Grupo Coral dos Trabalhadores de Alcáçovas
- Grupo Coral Cantares de Alcáçovas
- Grupo Coral Feminino e Etnográfico “Paz e Unidade” de Alcáçovas
- Grupo Coral “Tertúlia dos Amigos do Cante” de Alcáçovas
- Grupo Coral Juvenil dos Trabalhadores de Alcáçovas
- Rancho Folclórico Pérola do Alentejo
Rancho Folclórico Pérola do Alentejo
Sediado na Rua Eusébio Leão, nº 18, na freguesia e concelho de Viana do Alentejo, o Rancho Folclórico Pérola do Alentejo é uma associação de natureza cultural e etnográfica constituída a 15 de junho de 1993.
CANTE ALENTEJANO
No dia 27 de novembro de 2020, o cante alentejano assinalou 6 anos como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Para assinalar a data e prestar homenagem aos homens e mulheres que no concelho perpetuam a essência do Alentejo ao longo de gerações, e levam o seu nome por esse país fora, o Município de Viana do Alentejo publicou nas suas redes sociais vídeos de atuações dos 9 grupos corais.
Ciente da importância desta manifestação cultural, o Município de Viana, a par de outras entidades, está desde a primeira hora empenhado na sua preservação. Exemplo disso, foi a realização no Cineteatro Vianense, em 2012, do XIV Encontro da MODA – Associação do Cante Alentejano e o patrocínio do livro “Os grupos corais, o cante alentejano e a sua salvaguarda”, editado pela associação.
Já em 2013, numa altura em que se registava uma forte mobilização em torno do cante alentejano, o Município entendeu reconhecer a sua importância, classificando-o como Património de Interesse Municipal. Uma importância que vai muito para além da sua natureza cultural, manifestando-se também ao nível social, juntando gerações em torno de uma “marca” identitária, caraterística do Alentejo.
O Município de Viana, ciente da importância que os grupos corais têm no Concelho e na promoção do mesmo, continua a apoiar a atividade com os meios necessários para que a sua continuidade não seja comprometida. – referiu o Município.
Cante