Vila do Porto e os seus festivais

Festival Maia Folk
Festivais de Música em Vila do Porto

Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música e dança no Concelho

Festival Maia Folk

O Festival Maia Folk é um festival de música tradicional do mundo, desenvolvido pela Associação Os Amigos da Maia desde 2007. Realiza-se anualmente no Lugar da Maia, Vila do Porto, ilha de Santa Maria (Açores). Prima por ser acessível a diferentes públicos, principalmente por ser de entrada livre. Tem duração de dois dias e conta habitualmente com um workshop de danças tradicionais nos dias anteriores ao mesmo.

Além de ter um papel muito importante na animação turística da ilha, este Festival tem por meta disponibilizar a todas as pessoas os projetos de vários artistas do mundo folk, de forma a promover e divulgar a arte, a cultura e a identidade da nossa região e do mundo. Assim, este Festival combina o contacto privilegiado com a música tradicional com o esplendor que o lugar da Maia tem para oferecer.

Deste modo, a atual Associação pretende não só melhorar a qualidade que este Festival tem oferecido mas também abranger o público numa lógica intergeracional, através da divulgação de sons mais tradicionais (que se mantêm mais ligados às raízes ancestrais das suas culturas), como sonoridades mais contemporâneas (que misturam os sons tradicionais com os mais modernos).

Festival Maia Folk

Festival Maia Folk

Maré de Agosto

Sítio: www.maredeagosto.com

A Associação Cultural Maré de Agosto constituiu-se formalmente em 1987. O festival teve a sua origem quando um grupo de artistas açorianos resolveu promover um encontro de músicos na ilha. Feitos os contactos, juntaram-se alguns dos mais representativos músicos dos Açores na pequena ilha de Santa Maria.

As primeiras edições realizaram-se em vários palcos espalhados pela ilha. A ideia cresceu e a partir de 1986 estipulou-se um local definitivo onde se pudessem reunir outras condições para a realização da festa. O festival ficou assim sedeado na Baia da Praia Formosa a escassos 20 metros do mar, cenário considerado por muitos de “mágico”.

Nesse ano surgiu outra inovação. A vontade de aprender, trocar experiências e conviver falava mais alto, e foi assim, que se começou a trazer a Santa Maria grupos oriundos de outras paragens (Continente Português, Estados Unidos, Africa, Brasil entre outros).

Com um crescimento tão rápido e com uma ambição enorme, havia que oficializar o evento. Surgiu assim, oficialmente em 1987, a A.C.M.A. – Associação Cultural Maré de Agosto. A sua principal atividade é a realização anual do Festival Internacional de Música Maré de Agosto. Contudo, a sua atividade não se resume à organização desse festival, realizando também, vários eventos em quase todas as áreas das Artes.

O Festival já produziu em Santa Maria mais de 400 espetáculos, proporcionados por mais de 250 grupos diferentes e cerca de 2000 músicos, incluindo nomes como Mariza, Rui Veloso, Madredeus, Trovante, Sérgio Godinho, Carlos do Carmo, José Mário Branco, Fausto, Carlos Paredes, GNR, Xutos & Pontapés, Rão Kyao, Júlio Pereira, Maria João, Mário Laginha, Carminho, e notáveis músicos estrangeiros.

Maré de Agosto, Vila do Porto, Ilha de Santa Maria

Maré de Agosto, Vila do Porto, Ilha de Santa Maria