Vila Nova da Barquinha e os seus festivais

Encontro de Cultura Popular do Ribatejo
Festivais de Música em Vila Nova da Barquinha

Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música e dança no Concelho

Encontro de Cultura Popular do Ribatejo

A 20 de novembro de 2021, decorre em Vila Nova da Barquinha, distrito de Santarém, o III Encontro de Cultura Popular do Ribatejo. O evento acontece no Auditório do Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha. O programa inclui a apresentação do livro de Atas do II Encontro de Cultura Popular e III Mostra de Livros sobre Cultura Ribatejana, atuação do Grupo Coral CRAMOL, Lisboa presente em vinte quadras do cancioneiro de Vila Nova de São Pedro (por José do Carmo Francisco), A vida quotidiana do povo de Alpiarça e o seu cancioneiro popular (por Nuno Prates).

Encontro de Cultura Popular do Ribatejo

Encontro de Cultura Popular do Ribatejo

Zêzere Arts

Facebook: www.facebook.com/ZezereArts

O ZêzereArts é um festival de verão anual que decorre ao longo de 2 a 3 semanas nos fins julho/inícios de agosto, na região do Médio Tejo. Em uma década apresentou mais de 150 atuações a públicos locais e internacionais, enquanto decorriam classes de aperfeiçoamento e cursos para cantores solistas, coralistas e jovens talentosos instrumentistas de cordas. O conceito do ZêzereArts combina ensaios e aulas com a oferta de performances de alta qualidade, num ambiente animado e positivo de um tradicional festival de verão. Os estudantes beneficiam da oportunidade de preparem performances sob a orientação de músicos profissionais, professores altamente qualificados, maestros e equipa técnica. Os estudantes e os profissionais trabalham e apresentam-se em conjunto, um aspeto crucial deste conceito, atmosfera e sucesso do festival.

Desde 2015, o festival tem estado sob os auspícios da Musicamera Produções. Atraiu o apoio da DGPC, da DGArtes, do Convento de Cristo, dos municípios de Ferreira do Zêzere, Tomar, Vila Nova da Barquinha e Batalha, assim como do Programa Europeu de Financiamento Regional, Portugal 2020.

Em 2016, foi apresentado junto ao Castelo de Almourol um espetáculo de dança e música, com as Estações de Vivaldi e as Estaciones Porteñas de Astor Piazolla, a cargo da Orquestra do Festival e de jovens solistas do Curso de Verão Zêzerearts.

Castelo de Almourol, Zêzere Arts, 2016

Castelo de Almourol, Zêzere Arts, 2016