Vila Nova de Gaia e os seus cavaquinhos
Grupos de Cavaquinhos de Vila Nova de Gaia
Agrupamentos e atividades no Concelho
- Cavaquinhos do Amor ARC Canidelense (Canidelo, Vila Nova de Gaia)
- Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior de Gaia (Vila Nova de Gaia)
- Grupo de Cavaquinhos de Santa Isabel (Canelas, Vila Nova de Gaia)
- Grupo de Cavaquinhos do S. Félix da Marinha (Vila Nova de Gaia)
- Grupo de Cavaquinhos Os Inseparáveis (Canelas, Vila Nova de Gaia)
- Grupo de Cordas do Orfeão de Valadares (Vila Nova de Gaia)
- Grupo de Cordas do Rancho Regional de Gulpilhares (Vila Nova de Gaia)
- Sons D’Outrora (Centro Recreativo de Mafamude, Vila Nova de Gaia)
Sons D’Outrora
O grupo de Música Popular e Tradicional Portuguesa “Sons D’Outrora” está ligado ao Centro Recreativo de Mafamude, coletividade centenária de Vila Nova de Gaia. A sua génese remonta 2006. Começou por ser um grupo de cavaquinhos que interpretava músicas populares muito conhecidas, principalmente no Norte do país. No ano de 2007 o grupo integrou a “cantata/tocata” na representação da coletividade nas marchas de S. João, cuja instituição foi a grande vencedora.
A evolução foi notória. Entraram novos elementos o que originou maior diversificação de instrumentos. Assim, entendeu-se por bem criar uma identidade própria, ficando com a atual designação, “Sons d’ Outrora”, a partir de 2010. Tem vindo a desenvolver a sua atividade em prol da recolha e divulgação da música popular e tradicional portuguesa. O grupo dedica-se não só à execução de temas populares, como também á sua recriação, interpretados com vozes harmoniosas, associados à simplicidade dos sons dos seus instrumentos.
É constituído por cerca de 18 elementos. Além de cavaquinhos, possui no seu instrumental, acordeão, violas, flautas, violino, bombo, reco-reco e ferrinhos. O repertório consiste em músicas populares/tradicionais bastante variadas, de todo o território nacional, algumas delas que eram cantadas na infância há 50 anos: “Olh’ó Velho”, “A Moleirinha”, “A Monda”, “Malmequer”, “Arrebita”, entre outras.