Vila Nova de Gaia e os seus festivais

Festival Internacional de Música de Gaia
Festivais em Vila Nova de Gaia

Ciclos, encontros, jornadas, temporadas, cursos, concursos e festivais de música e dança no Concelho

Etuga

A edição de 2024 do ETUGA – Encontro de Tunas de Gaia ocorre a 14 de junho, pelas 21:30, no Centro Cívico de Gaia. Do programa constam as tunas:

  • TMISCAC – Tuna Mista do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
  • CANTUNA – Tuna Feminina da escola Superior de Educação
  • TCP – Tuna de Contabilidade do Porto
  • TAOD – Tuna Académica de Oliveira do Douro
Etuga - Encontro de Tunas de Gaia

Etuga – Encontro de Tunas de Gaia

Festival Internacional de Música de Gaia

Sítio: www.conservatoriodegaia.org

Iniciativa da Fundação Conservatório Regional de Gaia em parceria com a Câmara Municipal de Gaia, o Festival Internacional de Música de Gaia é um dos mais antigos festivais portugueses de música erudita com 30ª edição em 2024.

Festival Internacional de Música de Gaia 2024

Festival Internacional de Música de Gaia 2024

Concurso Nacional Cidade de Gaia

O Concurso Nacional Cidade de Gaia é um evento de competição musical nas categorias de canto, guitarra e piano, organizado pela Academia de Música de Vilar de Paraíso.

Concurso Nacional Cidade de Gaia

Concurso Nacional Cidade de Gaia

Os Sons de Gaia – Encontro de Bandas

Os Sons de Gaia comemora o Dia Mundial da Música, no Auditório Municipal de Gaia, com a participação das quatro filarmónicas do Concelho.

Os Sons de Gaia – Encontro de Bandas

DDD – Festival Dias da Dança

O DDD – Festival Dias da Dança parte da vontade de ligação que se pode estabelecer, através da dança, entre as cidades do Porto, Matosinhos e Gaia. Realizado anualmente em torno do Dia Mundial da Dança, o DDD desenvolve, desde 2016, uma programação que atesta a diversidade estética e temática da Dança Contemporânea e que promove a deambulação entre diversas salas de apresentação e o espaço público destas três cidades que compõem a Frente Atlântica. O maior festival internacional de dança contemporânea em Portugal é organizado pelo Departamento de Artes Performativas da Ágora – Cultura e Desporto E.M. / Câmara Municipal do Porto, coorganizado pela Câmara Municipal de Matosinhos e pela Câmara Municipal de Gaia. Conta com o BPI e a Fundação “la Caixa” como mecenas e com o Alto Patrocínio do Presidente da República. Entre os parceiros de programação do DDD encontram-se diversas instituições como o Teatro Nacional São João, balleteatro, Serralves, Coliseu Porto Ageas, Palácio do Bolhão, mala voadora e RAMPA.

PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas

Sítio: portingaloise.pt

PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas é um festival que conjuga criação, formação e divulgação de trabalhos relacionados com o património coreográfico europeu do século XV ao século XIX. É promovido pela @kalecompanhia em parceria com Portingaloise Associação Cultural e Artística e celebra, em 2022, a 8ª Edição. Conta com a direção artística de Catarina Costa e Silva. O Festival centra-se nas criações originais do Ensemble Portingaloise e é composto por um Ciclo de Primavera e Ciclo de Verão. O destaque para 2022 será a componente formativa e criativa, com a nova criação Assembleia dançante.

PORTINGALOISE - Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas

PORTINGALOISE – Festival Internacional de Danças e Músicas Antigas

Meo Marés Vivas

Sítio: maresvivas.meo.pt

O Meo Marés Vivas é maior festival de música do Norte do país, em Vila Nova de Gaia, com artistas de topo. Em 2022 está agendado para od dias de 15 a 17 de julho.

Meo Marés Vivas, Vila Nova de Gaia

Meo Marés Vivas, Vila Nova de Gaia