Vila Velha de Ródão e o seu folclore
Folclore em Vila Velha de Ródão
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Beira Baixa (Beira Interior Sul)
- Distrito: Castelo Branco
- Concelho: Vila Velha de Ródão
As nossas gentes – Rancho Folclórico de Sarnadas de Ródão
As nossas gentes – Rancho Folclórico de Sarnadas de Ródão foi fundado em 1983, por iniciativa de um grupo de freiras que residiam na altura na aldeia. Anos mais tarde o grupo tornou-se parte integrante da ADRACS.
Durante os anos em que esteve em atividade levou o bom nome da aldeia de norte a sul de Portugal. Os trajes eram todos baseados no traje que os antepassados usavam para irem aos bailes. Começavam a usar este traje no dia 20 de janeiro por ser o dia de S. Sebastião, o padroeiro, depois usavam todos os domingos que se seguiam até ao dia de Carnaval. O Grupo desintegrar-se-ia.
Passados muitos anos o rancho voltou ao ativo (2011). Inicialmente a ideia foi apenas reunir os antigos membros do rancho para uma única atuação na festa em honra do nosso padroeiro S. Sebastião, para reviver o passado. Esta atuação foi muito bem sucedida e recebida por parte da população, o que se tornou um incentivo a dar continuidade ao rancho já com novos membros.
Os trajes inicialmente foram os mesmos usados pelo antigo rancho, mas atendendo à responsabilidade na defesa e representação da terra, o Grupo decidiu iniciar um trabalho de recolha etnográfica pelas gentes mais antigas de Sarnadas de Ródão, afim de recolher de forma mais fidedigna possível, o que era o trajar, as modas, os costumes os jeitos e vivências representadas.
A aldeia tem características de vida serrana, dada a sua situação geográfica, o que dá às danças uma mistura dos ritmos vindos da beira serra como também danças de outros ritmos mais vivos que derivam da influência sofrida na população que outrora migrava para a zona Ribatejo e Alentejo. Esta influência enriqueceu o património etnográfico originando um folclore vivo com variadas melodias e ritmos.