Águeda e os seus festivais

Festival Cadências, Águeda
Festivais de Música em Águeda

Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música e dança no Concelho

Festival Cadências

O Festival Cadências realiza em 2024 seis concertos no concelho de Águeda Os fins-de-semana do mês de março são as datas em que a música clássica e erudita visitam seis freguesias do concelho de Águeda. O Festival Cadências, produzido pela produtora cultural Black Dress, da associação aguedense Substrato, é uma aposta na descentralização cultural, ao levar músicos profissionais para atuarem em locais próximos das pessoas e afastados dos centros urbanos.

O programa de concertos é o seguinte: Duo de Guitarras – Davide Amaral e António Justiça atuam a 2 de março, pelas 21 horas, na Junta de Freguesia de Aguada de Baixo e a 16 de março, também às 21 horas, no edifício da Junta de Freguesia de Travassô; David Joseph (flauta) e Raquel Reis (violoncelo) sobem ao palco no dia 3 de março, às 18.30h, na Estalagem da Pateira de Fermentelos; o Duo de Trompas, composto por Nuno Vaz e Telma Gomes, apresentam-se a 17 de março, às 18 horas, no Clube Macinhatense, em Macinhata do Vouga; segue-se a dupla de Luís Oliveira (tuba) e Leandro Teixeira (percussão) no dia 23 de março, às 21 horas, na Junta de Freguesia de Belazaima do Chão; o último concerto junta David Bento (violino) e Dinis Meirinho (guitarra) a 24 de março, às 18 horas, na LAAC, em Aguada de Cima.

Segundo a produtora cultural e dirigente da Substrato, Leandra Morais, “o Cadências faz-se com músicos com ligações ao concelho de Águeda, criando junções artísticas únicas especialmente para tocarem neste evento, que tem como objetivo mostrar que a música erudita não é exclusiva das elites, nem dos grandes centros urbanos”. E acrescenta que “tal como há carências na programação cultural do concelho, existe também um afastamento entre as populações e este tipo de programação musical”, mas que com “a experiência que a Black Dress tem, é possível criar novos caminhos de fruição cultural, mais motivos de encontros entre as pessoas e de promover o que há de bom nas localidades afastadas do centro”. Leandra Morais admite que “este é um pequeno mas importante passo, pois demonstra que é possível tornar a cultura acessível, diversificando a oferta e o programa cultural da região”.

Para o evento, a Substrato contou com a direção artística da violetista aguedense Diana Antunes e com o apoio institucional da Direção-Geral das Artes. A entrada é livre em todos os concertos.

Festival Cadências, Águeda

Festival Cadências, Águeda

Festival O Gesto Orelhudo

A 21ª edição do Festival O Gesto Orelhudo decorreu de 5 a 8 de outubro. O CAA – Centro de Artes de Águeda recebeu quatro grandes noites de musicomédia. Além do Auditório principal e do Café-Concerto, em 2022 houve também espetáculos na Sala-Estúdio, novidade do festival.

O Gesto Orelhudo

Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo

Sítio: www.festim.pt

O Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo é um evento organizado pela d’Orfeu Associação Cultural que acontece nos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Santa Maria da Feira.

Festivais de Outono

Sítio: www.ua.pt/pt/festivaisdeoutono

Os Festivais de Outono percorrem, para além de Aveiro, as cidades de Águeda, Ílhavo e de Oliveira de Azeméis, cidades que engrandecem a missão da Universidade de Aveiro. Em 2021, na 17ª edição, os Festivais de Outono da Universidade de Aveiro foram integralmente protagonizados por mulheres. Em 2021, compositoras, intérpretes e investigadoras terão um espaço privilegiado para apresentar as suas mais recentes obras artísticas e académicas, discutir percursos, ausências e disparidades no meio musical português.

Festival Internacional de Dança de Águeda

A Câmara Municipal de Águeda, em parceria com o Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos, promoveu no dia 2 de agosto de 2021 o Festival Internacional de Dança de Águeda que contou com a presença do Grupo de Danças e Cantares de Vale Domingos; Invernada Adulta do Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande do Sul, Brasil; Grupo Folkloriko de La Escuela Normal Superior des Estado de Coahuila, México; Zespol Piesni I Tanca “Maly Slask”, Polónia; Associacion Cultural “Soy del Peru”, Peru; Ballet Cultural Argentino, Argentina.

O Município de Águeda convidou o grupo Invernada Adulta do Centro Cultural Nativista Sentinela do Rio Grande do Sul a participar no Festival no âmbito da geminação existente e conforme o acordo firmado entre os dois Municípios em 1993.

Festival Internacional de Dança de Águeda

Festival Internacional de Dança de Águeda