Albufeira e o seu folclore

Rancho Folclórico de Albufeira
Tradições e grupos folclóricos do Concelho de Albufeira

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Algarve
  • Distrito: Faro

4 grupos

  • Rancho Folclórico de Paderne
  • Rancho Folclórico de Albufeira
  • Rancho Folclórico Infantil de Albufeira
  • Rancho Folclórico dos Olhos de Água
Rancho Folclórico de Paderne

O Rancho Folclórico de Paderne surgiu em 2006 com o apoio da Paróquia da Nossa Senhora da Esperança e em 2007 foi apadrinhado pelo Rancho Folclórico dos Olhos d’Água. Em 2010 foi criada uma associação intitulada Grupo de Danças e Cantares de Paderne.

O grupo dança e canta os conhecidos corridinhos, as valsas, marchas e bailes de roda mandado, apresentando nas suas atuações as tradições e trajes de profissões /tradicionais do interior barrocal algarvio, nomeadamente de Paderne.

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

Rancho Folclórico de Albufeira

O Rancho Folclórico de Albufeira foi constituído em abril de 1987, e tem como principal objetivo a representação dos costumes da então “vila de Albufeira”.

RFA

Rancho Folclórico de Albufeira

Rancho Folclórico de Albufeira

Rancho Folclórico dos Olhos de Água

RFOA

Rancho Folclórico de Olhos de Água, Albufeira

Rancho Folclórico dos Olhos de Água, Albufeira

Fontes do Musorbis Folclore:

No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.

Para inserir um grupo ou historial em falta, envie para Meloteca@meloteca.com: será inserido gratuitamente. A fotografia em destaque neste momento é aleatória. Para ter foto destaque, contactos atualizados e estar no topo durante um ano opte pelo “Destaque Musorbis” (10€). As receitas ajudarão a criar o mapa interativo da música em Portugal.