Rancho Folclórico de Alcácer do Sal
Folclore em Alcácer do Sal

Tradições, atividades e grupos folclóricos no Concelho

  • Região: Alentejo (Alentejo Litoral)
  • Distrito: Setúbal
  • Concelho: Alcácer do Sal
Rancho Folclórico de Alcácer do Sal

O Rancho Folclórico de Alcácer do Sal foi fundado em 1954 pelo poeta António Cigarra Pegas, inicialmente com o nome Grupo Artístico dos Amadores do Sado, com o objetivo claro de divulgar as suas recolhas das músicas cantadas pelos populares da Ribeira do Sado, os seus trajes, as suas danças e os seus cantares. Obteve imenso sucesso, e pouco tempo depois, recebeu os apoios incondicionais da Casa do Povo de Alcácer do Sal, passando a ser designado como Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alcácer do Sal, com duas secções, a adulta e a infantil.

Em 1974, o rancho foi imediatamente extinto, ou seja, deixou de atuar, por vontade de muitos dos seus elementos, e era como se já não existisse.

Dez anos depois, alguns alcacerenses orgulhosos do passado do rancho, decidiram refundar o mesmo, com a nova designação de Rancho Folclórico de Alcácer do Sal, e em 1985, o Rancho voltou a atuar em vários lugares do país e do mundo.

É membro efetivo da Federação do Folclore Português.

Rancho Folclórico de Alcácer do Sal

Rancho Folclórico de Alcácer do Sal

Fontes do Musorbis Folclore:

No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.

Destaque o seu grupo!

Destaque Musorbis

Destaque Musorbis

Para inserir um grupo ou historial em falta, envie para meloteca@meloteca.com: será inserido gratuitamente. A fotografia em destaque neste momento é aleatória. Para ter foto destaque, contactos atualizados e estar no topo durante um ano opte pelo “Destaque Musorbis” (10€).