Alcácer do Sal e o seu folclore
Folclore em Alcácer do Sal
Tradições, atividades e grupos folclóricos no Concelho
- Região: Alentejo (Alentejo Litoral)
- Distrito: Setúbal
Rancho Folclórico de Alcácer do Sal
O Rancho Folclórico de Alcácer do Sal foi fundado em 1954 pelo poeta António Cigarra Pegas, inicialmente com o nome Grupo Artístico dos Amadores do Sado, com o objetivo claro de divulgar as suas recolhas das músicas cantadas pelos populares da Ribeira do Sado, os seus trajes, as suas danças e os seus cantares. Obteve imenso sucesso, e pouco tempo depois, recebeu os apoios incondicionais da Casa do Povo de Alcácer do Sal, passando a ser designado como Rancho Folclórico da Casa do Povo de Alcácer do Sal, com duas secções, a adulta e a infantil.
Em 1974, o rancho foi imediatamente extinto, ou seja, deixou de atuar, por vontade de muitos dos seus elementos, e era como se já não existisse.
Dez anos depois, alguns alcacerenses orgulhosos do passado do rancho, decidiram refundar o mesmo, com a nova designação de Rancho Folclórico de Alcácer do Sal, e em 1985, o Rancho voltou a atuar em vários lugares do país e do mundo.
É membro efetivo da Federação do Folclore Português.
A 2 de julho de 2022 ocorreu o XXXII Festival de Folclore da Ribeira do Sado, no Parque Urbano de Alcácer do Sal, com a presença do Rancho Folclórico Casa do Povo de Tramagal (Abrantes), Rancho Folclórico Os Pastores de S. Romão (Seia), Rancho Etnográfico de Danças e Cantares da Barra Cheia (Alhos Vedros) e Rancho Folclórico de Alcácer do Sal. No final, aconteceria um baile com João do Carmo. A organização do Rancho Folclórico de Alcácer do Sal e Câmara Municipal de Alcácer do Sal e contou também com o apoio da Câmara Municipal e União de Freguesias de Alcácer do Sal e Santa Susana. Os ranchos foram recebidos, antes do evento, pelo Executivo Municipal nos Paços do Concelho.
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Páginas de grupos etnográficos
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759