Alcanena e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Alcanena
Bandas de Música, História e Atividades no Concelho
Sociedade Musical Mindense
25 de outubro de 1915 será a data do seu “batismo” como Sociedade Musical Mindense, que se apresentou inicialmente com 26 elementos. O seu instrumental foi oferecido por Justino Guedes, benemérito mindrico. Formou-se no ano seguinte à sua fundação uma Comissão Executiva constituída pelos maiores valores da nossa terra como industriais, o pároco, o regedor, o farmacêutico.
A Banda participou em vários concursos, a nível regional e mesmo nacional, destacando-se o 1º Prémio no Concurso de Bandas Civis do Distrito de Santarém (realizado em 1950), 1º Prémio de Bandas de I Categoria do Distrito de Santarém (1969). Em 1969 atuou na Rádio Televisão Portuguesa, participou no Concurso Nacional da FNAT, onde esteve presente na Final, ficando em 5º lugar.
Em 1987 deslocou-se a França, onde realizou vários concertos na Zona de Lavelanet, com a colaboração de emigrantes lá residentes, bem como com a Secretaria de Estado da Cultura.
Possui a Medalha de Ouro e Mérito do Concelho de Alcanena, oferecida pela Câmara Municipal, a quando das Comemorações das Bodas de Diamante. A SMM possui estatutos aprovados desde 1977. Tem sede própria. É Coletividade de Utilidade Pública.
Atuou cinco vezes na última grande exposição do século – EXPO ’98 – desfilando nas mais importantes avenidas do Parque das Nações. No último dia da exposição, participou na Peregrinação. Em 2002, a Direcção organizou uma homenagem ao seu maestro de há 25 anos, João Marcelino dos Santos, que contou com a presença de 400 pessoas, onde foi feita a passagem de testemunho para o novo maestro João Carlos Chavinha Roque Gameiro, natural da vila de Minde tendo principiado os estudos musicais na Sociedade Musical Mindense.
O Padre Mário Marque dos Anjos foi Presidente da Direcção durante mais de 40 anos. Conta com cerca de 53 músicos, todos naturais e residentes em Minde, em que a média de idades ronda os 18 anos.