Alcochete e os seus músicos

António Menino, clarinetista, maestro
Músicos naturais do concelho de Alcochete

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis tem como objetivo aproximar dos munícipes os músicos e o património musical.

  • António Menino (maestro)
  • Armando Crispim (contrabaixo)
  • Fernando Ramos (maestro)
  • Jorge Taneco (maestro)
  • José Redinha (etnólogo, 1905-1983)
  • Manuel Gomes da Mestra (1906-1986)
  • Tiago Menino (clarinete, 1987)
António Menino

António Menino iniciou os estudos musicais aos 10 anos, com o seu pai. Mais tarde fez o curso de Clarinete na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e posteriormente estudou na Escola Superior de Música de Lisboa.
Entre 1981 e 2015 fez parte dos quadros da Banda da Armada, onde desde 1983 desempenhou funções de solista, coordenador de naipe e professor.

Da sua discografia fazem parte vários CD da Banda da Armada e da Orquestra Sinfonia B, tendo ainda colaborado como Solista no CD “The Art of Duo” do Clarinetista Paulo Gaspar, seu colega de naipe na Banda da Armada. Como Maestro gravou três CD com a Banda da Sociedade Imparcial 15 de janeiros de 1898 e um com a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense.

Foi ARTISTA SELMER, tocando clarinetes Selmer, modelos Muse (Sib) e Signature (Lá). A sua carreira foi recheada de momentos importantes. Foi concertista em várias ocasiões, tanto em Portugal, como no estrangeiro. Todo o seu percurso enquanto músico e professor foi sempre reconhecido entre os seus pares e em janeiro de 2024, a Câmara Municipal de Alcochete reconheceu a excelência de António Menino, como músico, maestro e professor, com a atribuição da medalha Municipal de Mérito.

Enquanto Maestro, António Menino conquistou vários prémios em concursos nacionais e internacionais. Todos estes prémios foram alcançados com as bandas que superiormente dirigiu, nomeadamente a Banda da Sociedade Imparcial 15 de janeiro de 1898 de Alcochete e a Banda da Sociedade Filarmónica Harmonia Reguenguense de Reguengos de Monsaraz.

O Maestro António Menino foi uma figura incontornável no que respeita ao fomento da cultura musical em Alcochete. Foi diretor artístico da Banda da Sociedade Imparcial de Alcochete (Banda de Alcochete) desde 1998, até à sua morte em 2024. Foi diretor artístico do FICA – Festival Internacional de Clarinete de Alcochete desde 2021, evento realizado no Fórum Cultural de Alcochete e que ganhou uma dimensão nacional e internacional, muito pelo empenho e dedicação de António Menino.

Em 2025, a Câmara Municipal de Alcochete aprovou por unanimidade a atribuição do nome do “Maestro António Menino” ao auditório do Fórum Cultural de Alcochete.

António Menino, clarinetista, maestro

António Menino, clarinetista, maestro

Armando Crispim

Armando José Crispim, contrabaixista, nasceu em Alcochete em 1931 e morreu em 2022. Primo direito do Padre Crispim, Armando fez a instrução primária na escola do Rossio com o professor João Santos Nunes. Recebeu as primeiras noções de música do músico e alcochetano Manuel Gomes da Mestra (1906-1986) no antigo edifício da Sociedade que Armando considerava a sua segunda casa. Colaborou com a Banda de Alcochete dos 13 aos 40 anos. O seu primeiro instrumento foi trompete (solista). Depois tocou trombone e também bombardino. Foi mestre da banda da Sociedade Filarmónica Progresso e Labor Samouquense.

Aos 21 anos, Armando Crispim ingressou na Banda do Regimento de Infantaria n.º 1 de Lisboa, onde permaneceu até aos 23 anos. Em seguida, concorreu à banda da Guarda Nacional Republicana (Lisboa) que o admitiu e reteve durante 28 anos. Cumulativamente às actividades profissionais, Armando Crispim estudou 10 anos no Conservatório, finalizando o seu curso de contrabaixo de cordas com 18 valores e acabando por ser convidado para professor do mesmo instrumento na referida instituição (1970).

Armando Crispim fez parte da Orquestra Filarmónica de Lisboa na qualidade de convidado para o cargo de solista A. Com esta mesma categoria, mais tarde, também fez parte da Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional de São Carlos. Colaborou várias vezes com a Orquestra Gulbenkian.

Trabalhou vários anos, em cursos separados, com o mestre austríaco contrabaixista Ludwig Streicher (1920-2003). Em Estocolmo, no dia 8 de Dezembro de 1985, «Armando Crispim, contrabaixista da Orquestra Sinfónica do Teatro Nacional de São Carlos, e Carlos Alberto Fontes, violinista da Orquestra Sinfónica da RTP, são os […] dois embaixadores [de Portugal] na Filarmónica Mundial» (“Telestar”, n.º 3, Nov., 1985). Segundo o testemunho de Armando Crispim, eram 110 músicos de 55 países.

Armando Crispim, contrabaixista, de Alcochete

Armando Crispim, contrabaixista, de Alcochete

José Redinha

José Redinha (1905-1983) foi etnógrafo e funcionário da administração colonial portuguesa em Angola. Não teve formação universitária durante a juventude e trabalhou como funcionário no Posto Administrativo do governo colonial português na localidade de Chitato (Angola).

Leia AQUI a biografia completa.

José Redinha, etnólogo, de Alcochete

José Redinha, etnólogo, de Alcochete

Tiago Menino

Tiago Menino nasceu a 18 de Junho de 1987 e iniciou os estudos musicais aos 10 anos, com o seu pai, António Menino, na banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898. Aos 15 anos ingressou no Conservatório Nacional de Lisboa na classe de Luís Gomes.

Foi solista da Orquestra Sinfónica Juvenil e da Orquestra de Sopros do Conservatório Nacional de Lisboa. Colabora regularmente com diversas orquestras, como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Ibérica, Orquestra de Câmara do Alentejo, Tetraktis Ensemble, entre outras.

Trabalhou com maestros como Jean-Sebastien Béreau, Mitchell Fennel, Jo Conjaerts, Felix Hauswirth, Christopher Bochmann, Pedro Carneiro e Délio Goncalves.

Frequentou várias classes de aperfeiçoamento com Karl Leister, Guy Deplus, Walter Boeykens, Antony Pay, Philippe Cuper, Philippe Berrod, Fabrizio Meloni, Justo Sanz, Yehuda Gilad, Romain Guyot, Dominique Vidal, Ronald Van Spaendonck, Pascual Martinez, Jerome Vehaeghe, Radovan Cavallin, Paolo Beltramini, Antonio Salguero, António Saiote Luís Gomes, Nuno Silva, Joaquim Ribeiro, Rui Martins entre outros.

Como solista Selmer tocou a solo com o Ensemble de Clarinetes Selmer no Europarque em Santa Maria da Feira. Em 2013, sob a regência do maestro norte-americano Mitchell Fennell, executou a peça “Black Dog” de Scott McAllister para clarinete e banda sinfónica, com algumas das melhores bandas portuguesas. No ano de 2015 estreou a obra “Em Trânsito” para clarinete, sax-alto e banda sinfónica do compositor português Helder Bettencourt, obra que o mesmo lhe dedicou, assim como ao saxofonista Hélder Alves. No ano de 2018 estreou em Portugak a obra “Concerto for Clarinet and Wind Ensemble”, do compositor norte-amercicano Frank Tichelli, e mais tarde teve a oportunidade de o interpretar com a Banda da Força Aérea Portuguesa.Foi laureado com o 1.º prémio no concurso “1.º Concurso Internacional de Clarinete, Gran Canaria Internacional Clarinet Festival” (Espanha), 3.º prémio no concurso “Prémio José Augusto Alegria” em Évora (Portugal) e foi finalista e semi-finalista de vários outros Concursos Internacionais tais como: “Classic Winds” (Alemanha), “Czech Clarinet Art” (República Checa)“Marco Fiorindo” (Itália), “Saverio Mercadante” (Itália), “Gheorghe Dima” (Roménia), entre outros.

É licenciado em Música pelo Instituto Piaget de Almada, na classe dos professores Luís Gomes, Rui Martins e Filipe Dias. No seu último ano de licenciatura frequentou o Real Conservatório Superior de Música de Madrid, no programa Erasmus, na classe do professor catedrático Justo Sanz, terminando com nota máxima a clarinete.

Frequentou o Mestrado em Clarinete na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de Nuno Silva. Faz o Mestrado em Ensino da Música na ESML, na classe de Manuel Jerónimo.

Leciona no Conservatório Regional de Artes do Montijo, e faz parte da Orquestra de Câmara do Alentejo.

Tiago Menino é ARTISTA SELMER, toca com clarinetes Selmer e palhetas Marca Reeds.

Tiago Menino, clarinete

Tiago Menino, clarinete