Almeida e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho de Almeida
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis tem como objetivo aproximar dos munícipes os músicos e o património musical.
- Bernardo Terreiro (composição)
Bernardo Terreiro
Salmos Harmonizados para Orfeão
Salmos Responsoriais de Bernardo Terreiro
Bernardo Terreiro
O Padre Bernardo Terreiro do Nascimento nasceu em Almeida. Com uma longa carreira sacerdotal, toda a sua vida foi dedicada ao ensino da música, nos seminários e nas escolas e, por fim, na Escola Superior de Educação da Guarda. Regeu vários coros da região, incluindo o Coro Etnográfico de Almeida. A sua dedicação à música popular levou-o a efetuar a recolha e a harmonização do cantos populares de Riba Coa, num outro álbum, com letras e músicas – «Património Musical de Riba Coa» (1999).
O álbum com os salmos para as missas em vernáculo, contendo a letra conforme ao Missal em uso em Portugal e a música harmonizada pelo Padre Bernardo Terreiro, foi apresentado no dia 13 de janeiro de 2008, no salão da Igreja Paroquial de São Domingos de Benfica. Trata-se de uma excelente obra musical e gráfica, muito ilustrada com reproduções de telas da pintora Evelina Coelho, algumas delas já expostas em igrejas das nossas terras. Coube a Pinharanda Gomes, por insistência do Padre Bernardo, proceder à apresentação da obra, à assembleia que por completo enchia o salão, mas a verdadeira apresentação decorreu quando o Coro Laudate, dirigido pelo Maestro José Vieira, interpretou 20 dos salmos constantes da obra e, também da interpretação a instrumental pelo Trio Surpresa do Professor Cassiano Pereira, o copista das pautas para impressão.
Música litúrgica, sagrada, pronta para servir às paróquias que disponham de um grupo coral, seja amador, seja regular, e seja pequeno ou grande, podendo o coro ser substituído pelos fiéis, desde que ligeiramente ensaiados, e desde que haja um solista que entoe o salmo para que os fiéis possam responder com o refrão. Obra notável da nossa música litúrgica, numa época em que ainda se fazem necessárias experiências para criar músicas destinadas aos textos litúrgicos em língua portuguesa, pois o canto gregoriano serve muito bem ao latim, mas é complicado vergá-lo às línguas vernáculas. Cantem, pois, as Paróquias as melodias sacras do Padre Terreiro, já glória da Raia.” (Carta Dominical, opinião de Pinharanda Gomes)
Fonte: Capeia Arraiana