Banda Municipal Alterense
Filarmónicas de Alter do Chão

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda Municipal Alterense

Provavelmente iniciada em 03 de julho de 1896, a Banda foi oficialmente fundada, com alvará assinado pelo Rei D. Carlos, em 14 de agosto de de 1906 com a designação de Real Philarmónica Alterense.

Por motivos de mudança política em 1910, a Banda começou a designar-se a partir de 15 de Agosto de 1911 por Philarmónica Alterense, passando a Banda Municipal Alterense em 05 de março de 1934, designação que mantém.

Banda Municipal Alterense

Banda Municipal Alterense

Instituição de Utilidade Pública, foi ainda distinguida com a medalha do Concelho de Alter do Chão. Apresentou-se em diversas atuações pelo País (entre as quais a participação na Expo – 98, nas comemorações do Dia de Portugal em Viseu no ano 2000, na Casa do Alentejo em Lisboa, e uma atuação para a Radio Antena 1), e no Estrangeiro. Ao longo da história, a Banda foi servida por centenas de músicos, alguns regentes e várias direções.

Sob a orientação técnica do Regente Virgílio Adriano Mouro Vidinha, conta com quatro dezenas de executantes. A Banda Municipal Alterense faz parte da Federação de Bandas do Distrito de Portalegre. A Praça de Touros de Alter do Chão é propriedade da Banda Municipal Alter.

Banda Municipal Alterense

Banda Municipal Alterense