Alter do Chão e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Alter do Chão
Bandas de Música, História e Atividades no Concelho
Banda Municipal Alterense
Provavelmente iniciada em 03 de julho de 1896, a Banda foi oficialmente fundada, com alvará assinado pelo Rei D. Carlos, em 14 de agosto de de 1906 com a designação de Real Philarmónica Alterense.
Por motivos de mudança política em 1910, a Banda começou a designar-se a partir de 15 de Agosto de 1911 por Philarmónica Alterense, passando a Banda Municipal Alterense em 05 de março de 1934, designação que mantém.
Instituição de Utilidade Pública, foi ainda distinguida com a medalha do Concelho de Alter do Chão. Apresentou-se em diversas atuações pelo País (entre as quais a participação na Expo – 98, nas comemorações do Dia de Portugal em Viseu no ano 2000, na Casa do Alentejo em Lisboa, e uma atuação para a Radio Antena 1), e no Estrangeiro. Ao longo da história, a Banda foi servida por centenas de músicos, alguns regentes e várias direções.
Sob a orientação técnica do regente Virgílio Adriano Mouro Vidinha, conta com quatro dezenas de executantes. A Banda Municipal Alterense faz parte da Federação de Bandas do Distrito de Portalegre. A Praça de Touros de Alter do Chão é propriedade da Banda Municipal Alter.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira:
962 942 759