Amares e o seu folclore

Grupo Folclórico "As Lavradeiras" da Casa do Povo de Amares
Folclore em Amares

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Minho (Baixo Minho)
  • Distrito: Braga
  • Concelho: Amares

03 grupos

  • Grupo Folclórico “As Lavradeiras” da Casa do Povo de Amares
  • Rancho Folclórico “As Lavradeiras de S. Tiago de Goães”
  • Rancho Folclórico de Lago
Grupo Folclórico “As Lavradeiras” da Casa do Povo de Amares

O Grupo Folclórico “As Lavradeiras” da Casa do Povo de Amares conta com mais de 50 anos a preservar e difundir a riqueza etnográfica minhota. Atuando a nível nacional e internacional, tem vindo a exibir as suas danças e cantares, bem como a variedade dos seus ricos trajes, deixando sempre a marca de um grupo que prima pelo rigor.

Grupo Folclórico "As Lavradeiras" da Casa do Povo de Amares

Grupo Folclórico “As Lavradeiras” da Casa do Povo de Amares

Rancho Folclórico “As Lavradeiras de S. Tiago de Goães”

Goães situa-se entre o Rio Homem e Cávado, na direção Braga-Gerês. O grupo foi formado em 1982 com o nome de “As Ceifeiras da Casa do Povo do Vale do Cávado”. Em 1985, o grupo cresceu, não só em pessoas, mas essencialmente em qualidade e organização, tendo-se passado a chamar “As Lavradeiras de S. Tiago de Goães”.

O Rancho tem participado em diversos festivais nacionais e internacionais, festas e romarias, casamentos, noites de convívio e animação turística, com destaque para as Termas de Caldelas e Pousada de Santa Maria de Bouro. É de referir, também, uma saída para Espanha e ainda a ida à RTP Internacional onde apresentou a beleza do folclore do Baixo Minho, e os cantares, usos e costumes da terra.

É composto por cerca de 50 elementos entre dançadores, tocadores, grupo coral e outros, todos eles carregando ao peito o espírito de manter vivas as tradições da sua terra e todos os conhecimentos obtidos através dos seus antepassados.

Rancho Folclórico de Lago

O Rancho Folclórico de Lago foi fundado a 1 de janeiro de 1983. Oriundo de uma freguesia do concelho de Amares, situada no coração do Baixo Minho, tem como principal objetivo preservar as suas raízes e valorizar as suas gentes. Realiza animações de festas e romarias, arraiais, festivais e casamentos.

FOI NOTÍCIA

Sequeiros, Amares, esteve em festa, dia 22 de abril, com a realização do IV Festival de Folclore do Vale do Homem. O cartaz diversificado fez deste Festival uma jornada única de manifestações da arte tradicional popular, onde todos os grupos tiveram oportunidade, de mostrar aos presentes, as danças, cantares, instrumentos musicais, os respetivos trajes e adereços, assim como os usos, costumes e tradições características das respetivas cinco regiões (Aveiro, Póvoa de Varzim, Ponte da Barca, Vila Verde e Amares).

Participaram neste encontro de tradições folclóricas e de intercâmbio entre gente de diversas regiões o Rancho Folclórico de Fonte de Angeão, Aveiro, o Rancho Tricanas do Cidral, Póvoa de Varzim, o Grupo Folclórico de Azias, Ponte da Barca, o Rancho Folclórico de Valdosende, Terras do Bouro, a Associação Cultural e Recreativa do Rancho Folclórico de Moure, Vila Verde, o Grupo Folclórico das Lavradeiras da Casa do Povo de Amares, terminando com o grupo anfitrião e organizador do evento, o Grupo Folclórico do Vale do Homem.