Amares e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho de Amares
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis tem como objetivo aproximar dos munícipes os músicos e o património musical.
- António Variações (cantautor, 1944-1984)
- Francisco Barbosa (flauta transversal)
- Gabrielle Silva (flauta transversal)
António Variações
Em 1994 foi editado um disco de homenagem a António Variações que reúne, em torno de versões do cantor, os nomes de Mão Morta, Três Tristes Tigres, Resistência, Sitiados, Madredeus, Sérgio Godinho, Santos e Pecadores, Delfins, Isabel Silvestre e Ritual Tejo. Isabel Silvestre incluiu no seu disco de 1996 A Portuguesa o tema Deolinda de Jesus de Variações. O tema é uma sentida homenagem de Variações à sua mãe (chamada exatamente Deolinda de Jesus). Em 1997 foi editado o CD O Melhor de António Variações, que recupera material editado em todos os seus discos. Em 2006 foi editada a compilação A História de António Variações – Entre Braga e Nova Iorque.
Em 2019, esteve em cartaz nos cinemas o filme Variações, com realização de João Maia e os atores Sérgio Praia, Filipe Duarte, Victória Guerra, Augusto Madeira, Teresa Madruga.
Leia AQUI a biografia completa.
Francisco Barbosa
Francisco Barbosa iniciou os estudos musicais com José Matos. Em 2000, ingressou no Conservatório de Braga, onde estudou com João Marinho, Teresa Paracana e Adriano Sabença e em 2005, continuou os estudos na Academia de Música de Guimarães, na classe de Gil Magalhães.
Colaborou com a Orquestra de Guimarães, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra XXI, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Madrid Festival Orchestra.
Trabalhou os maestros Krzysztof Penderecki, Vitor Matos, Placido Domingo, Juanjo Mena, German Caceres, Stefan Asbury, Mike Steurenthaler, Michael Zilm, Cesario Costa, entre outros.
Tocou e gravou para a Antena 1, Antena 2 e TSF.
Leia AQUI a biografia completa.
Gabrielle Silva
Gabrielle Silva licenciou-se em Flauta Transversal pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco (ESART) sob orientação de Katharine Rawdon e Paulo Barros, onde terminou igualmente Flauta Transversal com 18 valores.
Finalizou o Mestrado em Interpretação Artística, área de especialização Flauta Transversal na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto (ESMAE) com 17 valores na classe de Ana Raquel Lima e ainda finalizou o Mestrado em Ensino de Música na área de especialização Flauta Transversal e Música de Conjunto na ESART na classe de Katharine Rawdon onde terminou Flauta Transversal com 18 valores e o Estágio Profissional com 20 Valores.
Frequenta o 3º ano de Doutoramento em Música e Musicologia – Especialidade Interpretação Flauta Transversal com Monika Streitová na Escola de Artes da Universidade de Évora e já finalizou o 1º Ano que equivale ao “Curso de Programa de Doutoramento em Música e Musicologia”.
Leia AQUI a biografia completa.