Anadia e o seu folclore

Rancho Folclórico de Óis do Bairro 'Olhitos da Bairrada'
Folclore em Anadia

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Grupo Folclórico da Pedralva
  • Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro – GFC Associação
  • Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro
  • Rancho Folclórico de Óis do Bairro “Olhitos da Bairrada”
Grupo Folclórico da Pedralva

O Grupo Folclórico da Pedralva tem o Museu Etnográfico da Pedralva. O museu está organizado em duas secções distintas: uma diz respeito ao traje típico da Bairrada, encontrando-se expostos trajes utilizados, outrora, no trabalho do campo, em festividades e outros de carácter religioso; a outra secção respeita ao espólio relacionado com o trabalho agrícola da Região.

Grupo Folclórico da Pedralva

Grupo Folclórico da Pedralva

Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro

O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro é uma coletividade de natureza etnográfica que desde meados dos anos 1990 leva a todo o país e ao estrangeiro os nomes de Vilarinho do Bairro, de Anadia e da Bairrada, divulgando os usos e costumes da freguesia, do concelho e da região.

Rancho Folclórico de Óis do Bairro ‘Olhitos da Bairrada’

Largo do Freixo, s/n
3780-502 Óis do Bairro

919 709 976

Rancho Folclórico de Óis do Bairro 'Olhitos da Bairrada'

Rancho Folclórico de Óis do Bairro ‘Olhitos da Bairrada’

FOI NOTÍCIA

Em 2019, o Cineteatro Anadia recebeu, no dia 12 de outubro, o espetáculo “Adiafa”, um desfile folclórico que dá corpo à terceira sessão do Festival Sentir Anadia, iniciativa do Município de Anadia em colaboração com associações do concelho. Pelo palco do cineteatro desfilariam o Rancho Folclórico de Óis do Bairro “Olhitos da Bairrada”, o Grupo Folclórico de Pedralva – Região Bairradina, o Rancho da Casa do Povo de Vilarinho do Bairro, e o Grupo Folclórico e Cultural de Paredes do Bairro – GFC Associação.

O festival contou ainda com a participação da Orquestra Desigual da Bairrada, do grupo de teatro “O Baluarte”, e do Club de Ancas, bem como da Associação dos Artistas Plásticos da Bairrada, que ilustrará o espetáculo com uma exposição.

O evento recorda tradições de Anadia, nomeadamente no que se refere às vindimas, dando a conhecer às gerações mais jovens alguns dos usos e costumes. Este espetáculo dá continuidade ao programa do Festival Sentir Anadia, cuja primeira sessão, no mês de abril, homenageou Zeca Afonso, seguindo-se, em maio, uma outra dedicada à dança. A quarta e última sessão deste ano – “Anadia Ensemble” foi agendada para 16 de novembro.