Angra do Heroísmo e os seus coros

Coro Padre Tomás Borba
Coros de Angra do Heroísmo

Agrupamentos vocais, sua história e atividade

Coro Padre Tomás Borba

O Coro Padre Tomás Borba, nome que adotou a partir de 1990 em homenagem ao grande músico e pedagogo terceirense, Tomás de Borba, é um coro misto criado em 1981, por iniciativa da Academia Musical da Ilha Terceira, com o objetivo de divulgar a música coral clássica e popular, nomeadamente a açoriana.

Fez a sua primeira atuação em 22 de julho de 1983 e desde então são inúmeros os concertos que realizou nos Açores, Madeira, continente português e estrangeiro.

Em 1990 foi agraciado pela Casa da Cultura de Ponta Delgada com o Diploma de Mérito Cultural.
Teve como maestros Luísa Alcobia Leal, Luís Soares, Duarte Rosa e Anabela Albuquerque a qual partilhou a direção do Coro nos anos 2001 e 2002 com maestrina Alla Lanova, que se manteve até 2022.

Ao longo de 20 anos ela contribuiu para a formação vocal e coral do grupo, acumulando a responsabilidade de introduzir grande parte do repertório de base que o coro mantém. Foi também durante a sua passagem que se criou, em Outubro de 2004, o Coro Juvenil da AMIT com o intuito de promover o enriquecimento cultural e musical dos jovens.

A partir de 2022, passou a ser dirigido por Miriam Homem, cuja passagem, apesar de efémera foi para todos enriquecedora. A partir do Encontro de Coros deste ano foi já dirigido pelo jovem maestro Gualter Silva, que assumiu, a partir desta data a titularidade da regência do coro.

Coro Padre Tomás Borba

Coro Padre Tomás Borba