Barcelos e os seus órgãos de tubos
Órgãos de tubos do Barcelos [9]
Barcelos é um concelho repleto de História, de tradições musicais e religiosas o que se refletiu na presença de um bom número de órgãos históricos. De Barcelos é natural Manuel dos Santos Fonseca, organeiro autodidata natural de Chorente, que terá restaurado cerca de uma vintena de órgãos, incluindo o da Igreja Matriz de São Pedro de Avintes, e construiu o da Igreja de Nossa Senhora dos Anjos, Porto. Acabaria por deixar de exercer a atividade.
Igreja da Misericórdia de Barcelos
A Igreja da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos possui órgão de tubos.
Igreja de Vilar de Frades
A Igreja do antigo mosteiro dos Lóios, também designada Igreja do Convento de São Salvador, possui um órgão histórico [ I; (14+16) ] de autor desconhecido, c. 1760, restauro da fachada pela Oficina e Escola de Organaria, de Esmoriz, em 2008, opus 52.
Igreja do Bom Jesus da Cruz
A Igreja do Senhor Bom Jesus da Cruz possui um órgão histórico de Calisto de Barros Pereira, construído em 1730.
Igreja de Barcelinhos
A Igreja Paroquial de Santo André Apóstolo de Barcelinhos possui órgão de tubos.
Igreja de Creixomil
A Igreja Paroquial de São Tiago de Creixomil possui órgão de tubos.
Igreja de Góios
A Igreja Paroquial de Santa Maria de Góios possui um órgão histórico de autor desconhecido, construído em 1790, restaurado por António Simões em 1992.
Igreja de Vila Cova
A Igreja Paroquial de Santa Maria de Vila Cova possui órgão de tubos.
Igreja Matriz de Barcelos
A Igreja Paroquial de Santa Maria Maior, Igreja Matriz de Barcelos, possui órgão histórico de tipo ibérico da autoria de Frei Manuel de São Bento, construído em 1727.