Braga e os seus festivais

Noites dos Reis da Bazuuca
Festivais de Música em Braga

Ciclos, encontros, temporadas, concursos e festivais de música e dança

Noites dos Reis da Bazuuca

A Noite dos Reis da Bazuuca, que na verdade é já um festival de dois dias, conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e do Salão Mozart. Tem a 5ª edição em 2025. A promoção da dinâmica cultural da cidade de Braga sempre foi o principal foco da agência e promotora cultural Bazuuca, contribuindo para o desenvolvimento, reconhecimento e projeção da comunidade artística da cidade. Foi a partir desta vontade que João Pereira, o fundador da Bazuuca, criou as Noites dos Reis da Bazuuca, um festival de dois dias que celebra o talento bracarense. Nas suas palavras tem sido “um trabalho fundamental para a visibilidade e promoção de artistas locais, e não só, proporcionando-lhes oportunidades e capacitando para prosperar e partilhar o seu talento com um público mais amplo”. João Pereira acrescenta ainda que “desde a primeira edição – na qual não tínhamos noção do impacto que o evento poderia ter nas pessoas presentes – que as expectativas estão sempre elevadas.”

Festival de Órgão de Braga

Sítio: www.festivalorgaobraga.com

Referência cultural da Cidade e do País, o Festival de Órgão de Braga teve a 10ª edição em 2024, sob a direção artística de José Rodrigues. O Festival marca a paisagem cultural da cidade de Braga há uma década. “Em dez anos cruzaram-se com o órgão os mais diversos instrumentos, desde o saxofone, a gaita de foles, a guitarra portuguesa, o trombone, as percussões, as mais variadas cordas, trompetes, flautas e a família das teclas. Ao som do órgão ouviu-se fado, cante, polifonia antiga, composições do Renascimento e do Barroco, do Romantismo, do Clássico e mesmo novas criações contemporâneas, e até mesmo a literatura, a pintura e a dança integraram os programas ecléticos e originais. Mostrou-se Arte, fez-se História e aprendeu-se que estes “velhos” instrumentos tocam e, ao fazê-lo, tocam-nos!” (José Rodrigues)

Braga Capital do Cavaquinho

Braga Capital do Cavaquinho teve lugar nos dias 15 e 16 de junho de 2024, inserido nas Festas de S. João de Braga. O Festival realiza-se (pelo menos) desde 2015.

Braga Capital do Cavaquinho

Braga Capital do Cavaquinho

Temporada de Música de Câmara

A Temporada de Música de Câmara de Braga é promovida pelo Município de Braga e a Suonart – Associação Cultural. Na 4.ª edição em 2024 destacou-se a presença em Braga do violinista Pinchas Zukerman, referência aclamada no panorama musical internacional que se apresenta pela primeira vez no Norte do País; o concerto pelo Coro Gulbenkian e sua nova maestra titular Martina Batič, com música coral de Anton Bruckner, evocando os 200 anos do nascimento do compositor; um programa dedicado ao ‘Eterno Feminino’, contemplando música de compositoras de diferentes momentos da História da Música; e um concerto evocativo dos 100 anos da morte do compositor francês Gabriel Fauré.

Festival arcada

Partindo do legado programático do projeto “Jornadas do Violino”, o Festival arcada assume, na sua conceção, uma visão expansionista do seu projeto base. Esta metamorfose manifesta, na designação do próprio festival, um duplo sentido: uma alusão à cidade que o acolhe – sendo aqui “Arcada” uma referência ao monumento identitário da cidade de Braga e a propósito de integrar toda a comunidade de instrumentistas de cordas friccionadas. A programação desenvolve-se em vários domínios, incluindo masterclasses de violino, viola d’arco e música de câmara, com solistas internacionais, exposição de instrumentos Florian Leonhard, recitais, concertos, oficinas/workshops e um simpósio de investigação.

FITU – Bracara Avgvsta

O FITU – Bracara Avgvsta, 33ª edição em 2024, é o Festival Internacional de Tunas Universitárias organizado pela Tuna Universitária do Minho. Decorre no emblemático Theatro Circo e conta na programação com várias tunas portuguesas e estrangeiras.

Castro Galaico Festival de Nogueiró

O Castro Galaico Festival de Nogueiró – Música e Tradição tem nos seus propósitos unir a Nação Galaica, o Minho e Galiza. Contou em 2024 a XIV edição.

FIO – Festival Informal de Ópera

Quatro óperas originais de pequeno formato em quatro espaços diferentes em Braga. Mas o que é, afinal, uma ópera? Faz sentido hoje? Como se opera? Foi tudo desfiado de raiz: composição, libreto, encenação… Saiba mais com a Sinfonieta de Braga.

Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga

VII edição em 2021, a 27 e 28 de novembro, no auditório do Espaço Vita, organização da Câmara Municipal de Braga.

Reciclanda

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração). Dinamiza oficinas de música e atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

Authentica

Authentica é um festival de música de inverno que teve a primeira edição em 2021.

Festival Bairro da Música

Sítio: www.bairrodamusica.pt

O Festival Bairro da Música tem como pano de fundo as comemorações do Dia Mundial da Música, celebrando a cultura nacional e promovendo a sua circulação pelo país. Entre 1 de outubro e 5 de novembro de 2021 o Bairro da Música apresentou um festival de música portuguesa com 10 artistas, em 10 cidades e salas de espetáculo: Ourém, Estremoz, Odivelas, Ponta Delgada, Braga, Porto, Lisboa, Mafra, Sintra e Coimbra.

Festival de Música d’Ponte

Festival Música d’Ponte quer afirmar-se como um evento de excelência no meio cultural, procurando estabelecer “pontes” entre a música erudita e outros mundos musicais, despertando mentes e lançando novos olhares. O Festival integrou a programação de Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico e reuniu nomes prestigiados da música e do teatro. De 4 a 6 de junho, o Altice Forum Braga recebeu a segunda edição do Festival de Música d’Ponte. Em 2023, o Festival teve a sua 3ª edição. O evento é uma iniciativa do Município de Braga e de artistas bracarenses.

Festival de Música “Rodellus”

O Rodellus, sexta edição em 2021, é “um festival para quem não tem medo do campo”, realizado em Ruilhe, organizado pela Associação Cultural Rodellus.

Festival para Gente Sentada

Festival para Gente Sentada é um festival de música dedicado exclusivamente a cantautores, que se realiza anualmente no Theatro Circo, GNRation e centro da cidade de Braga. Até 2014 realizava-se no Cine Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira. Pelo Festival já passaram nomes sonantes como Devendra Banhart, Nina Anastasia e Bill Callahan.

Groove Braga

Em 2018, o Groove mudou-se de Cascais para Braga e assumia-se como um “sentimento, experiência e atitude”, onde a valorização da natureza, os produtos orgânicos e a música de qualidade são a “tónica” do festival.

Um dos promotores, André Sardet, disse que o objetivo do Groove é levar as pessoas a sentir a música num ambiente acolhedor, confortável e em contacto com a natureza.

Jornadas de Viola Braguesa

As Jornadas de Viola Braguesa tiveram em 10 de março de 2018 a primeira edição, com apresentações sobre este instrumento tradicional do Concelho, debates, mini-concertos de viola braguesa com Paulo Rocha, Chico Gouveia, Luís Silva, André Ramos, Manuel Vieira, Chico Malheiro, Luís Capela e Budda, Guedes, e a Orquestra de Cordofones Tradicionais de Braga. Em 2023, realizaram-se as III Jornadas de Viola Braguesa.

Misty Fest

Sítio: www.misty-fest.com

Misty Fest é um festival dirigido por António Cunha e realizado em diversas cidades portuguesas (Coimbra, Espinho, Lisboa, Setúbal, Braga), com espetáculos de carácter único nas melhores salas do país.

Noroeste – Festival de Música Contemporânea de Raiz

No âmbito da programação do Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico, o Município de Braga, em parceria com a Arca de Sons – Associação Cultural, promoveu de 26 a 28 de agosto de 2021, o Noroeste – Festival de Música Contemporânea de Raiz, no Altice Forum, Braga.

O Noroeste propõe-se como um novo festival de música, com a permanente dicotomia entre o local e o mundo, entre o tradicional e o contemporâneo – com as respetivas influências da raiz, da fusão, do jazz e da world music.  Contou com alguns dos mais virtuosos músicos, instrumentistas e compositores atuais do Noroeste Peninsular, bem representativos da música que se está a fazer nos dias de hoje no Eixo Atlântico.

Semibreve Festival

Sítio: www.festivalsemibreve.com

O Semibreve é um festival de música eletrónica e arte digital que nasceu em Braga em 2011 e completa 10 anos em 2021. Organizado desde 2011 pela AUAUFEIOMAU com o apoio da Câmara Municipal de Braga, afirmou-se como um evento incontornável no panorama da música eletrónica exploratória nacional e internacional da última década.

Ao abrigo de programas pensados a partir das especificidades locais e patrimoniais da cidade de Braga, respeitando princípios de inclusividade, diversidade e comunidade, o Semibreve apresentou, ao longo dos anos, espetáculos, encomendas e instalações por alguns dos mais relevantes artistas da atualidade, mantendo igualmente um papel ativo da promoção da arte digital no Norte de Portugal.

Semibreve Festival, Braga

Semibreve Festival, Braga

TERRA – Festival de Música Tradicional

Integrado nas atividades de animação de Verão, o Município de Braga organiza  o TERRA – Festival de Música Tradicional, que divulga e promove a música tradicional e popular portuguesa.

Roda das Concertinas

A “Roda das Concertinas” é uma festa popular e espontânea que acolhe quem quiser entrar, na Praça da República, em Braga, nas tardes de domingo. Há quem vá para tocar, quem vá para bailar, e quem vá para ver. Os dançarinos, idosos em grande parte, passaram a dormir bem e a comer melhor desde que participam na roda.