Braga e os seus festivais

Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga
Festivais de Música em Braga

Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música e dança

Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga

VII edição em 2021, a 27 e 28 de novembro, no auditório do Espaço Vita, organização da Câmara Municipal de Braga.

Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga

Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga

Authentica

Authentica é um festival de música de inverno que teve a primeira edição em 2021.

Festival Bairro da Música

Sítio: www.bairrodamusica.pt

O Festival Bairro da Música tem como pano de fundo as comemorações do Dia Mundial da Música, celebrando a cultura nacional e promovendo a sua circulação pelo país. Entre 1 de outubro e 5 de novembro de 2021 o Bairro da Música apresentou um festival de música portuguesa com 10 artistas, em 10 cidades e salas de espetáculo: Ourém, Estremoz, Odivelas, Ponta Delgada, Braga, Porto, Lisboa, Mafra, Sintra e Coimbra.

Festival de Música d’Ponte

O Festival de Música D’Ponte integrou a programação de Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico e reuniu nomes prestigiados da música e do teatro. De 4 a 6 de junho, o Altice Forum Braga recebeu a segunda edição do Festival de Música d’Ponte. O evento é uma iniciativa do Município de Braga e de artistas bracarenses. A edição de 2021 teve como mote iluminar a realidade, encorajar a pluralidade, através das várias plataformas artísticas, e direcionar a arte como expressão da humanidade.

O Festival Música d’Ponte esteve integrado na programação de Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico, reunindo prestigiados nomes do mundo da música e do teatro, enfatizando a ligação luso-galaica e celebrando a “cooperação dos municípios do Eixo Atlântico através da arte”.

Festival de Música “Rodellus”

O Rodellus, sexta edição em 2021, é “um festival para quem não tem medo do campo”, realizado em Ruilhe, organizado pela Associação Cultural Rodellus.

Festival Internacional de Órgão de Braga

Sítio: www.festivalorgaobraga.com

O Festival de Órgão de Braga tem a 8ª edição programada para 2022 e inclui o Prémio de Composição Pedro de Araújo.

Festival Internacional de Órgão de Braga, 2018

Festival Internacional de Órgão de Braga, 2018

Festival para Gente Sentada

Festival para Gente Sentada é um festival de música dedicado exclusivamente a cantautores, que se realiza anualmente no Theatro Circo, GNRation e centro da cidade de Braga. Até 2014 realizava-se no Cine Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira. Pelo Festival já passaram nomes sonantes como Devendra Banhart, Nina Anastasia e Bill Callahan.

Groove Braga

Em 2018, o Groove mudou-se de Cascais para Braga e assumia-se como um “sentimento, experiência e atitude”, onde a valorização da natureza, os produtos orgânicos e a música de qualidade são a “tónica” do festival.

Um dos promotores, André Sardet, disse que o objetivo do Groove é levar as pessoas a sentir a música num ambiente acolhedor, confortável e em contacto com a natureza.

Misty Fest

Sítio: www.misty-fest.com

Misty Fest é um festival dirigido por António Cunha e realizado em diversas cidades portuguesas (Coimbra, Espinho, Lisboa, Setúbal, Braga), com espetáculos de carácter único nas melhores salas do país.

Noroeste – Festival de Música Contemporânea de Raiz

No âmbito da programação do Braga 2021 – Capital da Cultura do Eixo Atlântico, o Município de Braga, em parceria com a Arca de Sons – Associação Cultural, promoveu de 26 a 28 de agosto de 2021, o Noroeste – Festival de Música Contemporânea de Raiz, no Altice Forum, Braga.

O Noroeste propõe-se como um novo festival de música, com a permanente dicotomia entre o local e o mundo, entre o tradicional e o contemporâneo – com as respetivas influências da raiz, da fusão, do jazz e da world music.  Contou com alguns dos mais virtuosos músicos, instrumentistas e compositores atuais do Noroeste Peninsular, bem representativos da música que se está a fazer nos dias de hoje no Eixo Atlântico.

Semibreve Festival

Sítio: www.festivalsemibreve.com

O Semibreve é um festival de música eletrónica e arte digital que nasceu em Braga em 2011 e completa 10 anos em 2021. Organizado desde 2011 pela AUAUFEIOMAU com o apoio da Câmara Municipal de Braga, afirmou-se como um evento incontornável no panorama da música eletrónica exploratória nacional e internacional da última década.

Ao abrigo de programas pensados a partir das especificidades locais e patrimoniais da cidade de Braga, respeitando princípios de inclusividade, diversidade e comunidade, o Semibreve apresentou, ao longo dos anos, espetáculos, encomendas e instalações por alguns dos mais relevantes artistas da atualidade, mantendo igualmente um papel ativo da promoção da arte digital no Norte de Portugal.

Semibreve Festival, Braga

Semibreve Festival, Braga

TERRA – Festival de Música Tradicional

Integrado nas atividades de animação de Verão, o Município de Braga organizou entre os dias 25 e 28 de agosto de 2021  o TERRA – Festival de Música Tradicional, que divulga e promove a música tradicional e popular portuguesa.