Rancho Folclórico da Mãe D’água
Folclore em Bragança

Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho

  • Região: Trás-os-Montes e Alto Douro (Terras de Trás-os-Montes)
  • Distrito: Bragança
  • Concelho: Bragança
Rancho Folclórico da Mãe d’Água

Sediado em Bragança, o Rancho Folclórico da Mãe d’Água foi fundado em 1983. Mais tarde foi criada a Associação Cultural e Recreativa da Mãe D’Água. O grupo tem atuado de Norte a Sul de Portugal, na Espanha e já foi convidado da TVI por duas vezes.

O seu Festival de Folclore é sempre no segundo fim-de-semana de julho e sempre ao sábado.

As suas danças mais características são o Malhão Serrano, O Carrinho Transmontano, as Tecedeiras, o Fuso e o Linho, o Belém e Os Ferrinhos.

Os trajes são característicos da região, sobressaindo o do Pastor, a Camponesa, o Domingueiro e Traje Rico.

Rancho Folclórico da Mãe D’água

Rancho Folclórico da Mãe D’água

A 8 de julho de 2017, a Praça Camões, em Bragança, foi palco de tradição, música, dança e muita cor com o XIX Festival de Folclore da Cidade de Bragança, que contou com a participação de seis grupos, oriundos de Portugal e Espanha. Organizado pelo Município de Bragança e pela Associação Cultural e Recreativa do Bairro da Mãe d’Água, com o apoio da União das Freguesias de , Santa Maria e Meixedo, o XIX Festival de Folclore da Cidade de Bragança contou com a participação do Rancho Folclórico da Mãe D’Água (Bragança), Grupo Folclórico Ronda do Carreço (Viana do Castelo), Grupo Folclórico Cultural “Alegria Berciana” (Espanha), Grupo Folclórico de Esgueira (Aveiro), Rancho Folclórico de Gandarela (Celorico de Basto) e Rancho Folclórico “Vila Medieval de Santo Estêvão” (Chaves).

Fontes do Musorbis Folclore:

No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *