Bragança e os seus órgãos de tubos

Sé velha de Bragança
Órgãos de tubos do concelho de Bragança [3]

Numa cidade com três órgãos, inclusive a (inaugurado a 19 de dezembro de 2021), o Conservatório de Música e Dança de Bragança possui a disciplina de Órgão, de que é professor Tadeu Filipe, que obteve a Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro (área específica Órgão) sob a orientação de Domingos Peixoto, bem como o Curso de especialização do Mestrado em Música na mesma Instituição sob a regência de Edite Rocha.

Igreja e Convento de São Francisco

[ Arquivo Distrital e Biblioteca Pública de Bragança ]

Igreja e Convento de São Francisco, Bragança

Igreja e Convento de São Francisco, Bragança

A chegada dos franciscanos a Bragança ocorreu provavelmente em meados do século XIII.

Nas obras efetuadas em 1982 foi descoberta uma pequena cripta que continha um túmulo assente sobre leões, uma peça que, pela sua simplicidade e austeridade, foi datada da época de fundação do convento, apesar de ter sido reaproveitada para outra tumulação no século XVII. A existência do cenóbio já se encontra atestada em 1271, ano em que D. Afonso III deixou cinquenta libras aos frades menores brigantinos.

O conjunto é composto por igreja e núcleo conventual, implantado no lado esquerdo da mesma. A igreja de planta longitudinal, composta por nave antecedida por galilé, com duas capelas laterais salientes e Capela-mor mais estreita, possuindo coberturas internas diferenciadas de duas águas. As fachadas dispõem de cunhais apilastrados, sendo os da frontaria coroados por pináculos. A fachada principal é terminada em empena, datável do século XVII, rasgado ao centro por galilé em arco de volta perfeita (tendo no interior o portal axial, de perfil contracurvo) e por janelão retilíneo. No lado esquerdo, integra a torre sineira, de dois registos, o superior com sineira em arco de volta perfeita em cada uma das faces.

Aqui funciona desde 1985 o Arquivo Distrital de Bragança.

Possui um órgão histórico.

de Bragança-Miranda

A Catedral da Diocese de Bragança-Miranda passou a contar, a partir de 19 de dezembro, com “um grande órgão sinfónico” composto por 3 117 tubos, 64 registos sonoros e 100 comandos distribuídos numa consola de quatro teclados e pedaleira.

“Construído em Itália, pela Casa Organaria Zanin Organi sas di Zanin Francesco e C., de Codroipo, o órgão sinfónico da Catedral de Bragança resulta de um projeto cofinanciado pela operação «NORTE-04-2114-FEDER-000061», denominada «Rota das Catedrais a Norte», numa articulação da Direção Regional da Cultura do Norte, do Município de Bragança e da Diocese de Bragança-Miranda”, realçou uma nota enviada à Agência ECCLESIA.

“Este desafio do órgão, integrado na Rota das Catedrais, constitui um valor acrescentado para o inestimável património da cidade e diocese de Bragança-Miranda”, afirmou o bispo D. José Cordeiro em declarações aos jornalistas. Destacou ainda que o órgão sinfónico vai servir “não só a liturgia mas também a cultura”, num “diálogo de culto, cultura, catequese e caridade” que a catedral aponta para o bem integral e da pessoa humana.

“Bragança tem vindo a afirmar-se como cidade cultural e este equipamento vem nessa senda, para nos afirmarmos cada vez mais. Faltava um equipamento na área da música. Este iniciou num projeto há três anos que pretende valorizar esta catedral”, disse presidente do município de Bragança, Hernâni Dias.

A Diretora Regional de Cultura Norte, Laura Castro, salientou a “última etapa da rota das Catedrais” com esta intervenção na Catedral da Diocese de Bragança-Miranda. “É fundamental pensar nos órgãos como recursos culturais, de dimensão litúrgica e sacra que se faz ouvir, mas recursos culturais. E o norte do país está a ficar com um conjunto extraordinário de órgãos restaurados e a motivar ciclos de música em várias cidades. O ideal é que se estruturem em rede para tirar partido dos investimentos neste locais”, referiu.

A construção do órgão teve início no primeiro semestre de 2018 e os trabalhos de montagem e de afinação, no coro alto da Catedral, começaram no início de setembro de 2021. No domingo, 19 de dezembro foi celebrada uma eucaristia solene presidida por D. José Cordeiro, na qual, através de rito litúrgico próprio, se benzeu o órgão. Às 19h00, teve lugar o concerto inaugural com o organista titular, o italiano Giampaolo Di Rosa.

Fonte: LFS/Ecclesia

Órgão sinfónico Zanin 2021 da Sé de Bragança-Miranda

Órgão sinfónico Zanin 2021 da de Bragança-Miranda

A 17 de janeiro de 2022 foi divulgado nas redes sociais um acordo de colaboração entre a Fundação “Os Nossos Livros” e a Diocese de Bragança-Miranda, visando a utilização do órgão sinfónico da Catedral de Bragança pela classe de Órgão do Conservatório de Música e Dança de Bragança. Pela Classe de Órgão deste conservatório já passaram, desde a sua criação, 42 alunos, sendo frequentada no presente ano letivo por 18 alunos. A utilização do órgão sinfónico destinar-se-á a ensaios, audições de final de período letivo, concertos, classes de aperfeiçoamento, visitas de estudo, intercâmbio com outras escolas de ensino de música, ciclos de música sacra, entre outras atividades de cariz pedagógico.

velha de Bragança

Sé velha de Bragança

velha de Bragança

Órgão histórico

Enquadramento

Órgão da sé velha de Bragança

Órgão da velha de Bragança

caixa do órgão

Órgão da sé velha de Bragança

Órgão da velha de Bragança

Cai do órgão

Órgão da sé velha de Bragança

Órgão da velha de Bragança