Sé velha de Bragança
Órgãos de tubos do concelho de Bragança [2]

Numa cidade com dois órgãos, o Conservatório de Música e Dança de Bragança possui a disciplina de Órgão, de que é professor Tadeu Filipe, que obteve a Licenciatura em Ensino de Música da Universidade de Aveiro (área específica Órgão) sob a orientação de Domingos Peixoto, bem como o Curso de especialização do Mestrado em Música na mesma Instituição sob a regência de Edite Rocha.

Igreja e Convento de São Francisco

[ Arquivo Distrital e Biblioteca Pública de Bragança ]

Igreja e Convento de São Francisco, Bragança

Igreja e Convento de São Francisco, Bragança

A chegada dos franciscanos a Bragança ocorreu provavelmente em meados do século XIII.

Nas obras efetuadas em 1982 foi descoberta uma pequena cripta que continha um túmulo assente sobre leões, uma peça que, pela sua simplicidade e austeridade, foi datada da época de fundação do convento, apesar de ter sido reaproveitada para outra tumulação no século XVII. A existência do cenóbio já se encontra atestada em 1271, ano em que D. Afonso III deixou cinquenta libras aos frades menores brigantinos.

O conjunto é composto por igreja e núcleo conventual, implantado no lado esquerdo da mesma. A igreja de planta longitudinal, composta por nave antecedida por galilé, com duas capelas laterais salientes e capela-mor mais estreita, possuindo coberturas internas diferenciadas de duas águas. As fachadas dispõem de cunhais apilastrados, sendo os da frontaria coroados por pináculos. A fachada principal é terminada em empena, datável do século XVII, rasgado ao centro por galilé em arco de volta perfeita (tendo no interior o portal axial, de perfil contracurvo) e por janelão retilíneo. No lado esquerdo, integra a torre sineira, de dois registos, o superior com sineira em arco de volta perfeita em cada uma das faces.

Aqui funciona desde 1985 o Arquivo Distrital de Bragança.

Possui um órgão histórico

velha de Bragança

Sé velha de Bragança

velha de Bragança

Órgão histórico

Enquadramento

Órgão da sé velha de Bragança

Órgão da velha de Bragança

Caixa do órgão

Órgão da sé velha de Bragança

Órgão da velha de Bragança

Cai do órgão

Órgão da sé velha de Bragança

Órgão da velha de Bragança

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *