Associação Grupo de Concertinas SDF de Cabeceiras de Basto
Agrupamentos tradicionais de Cabeceiras de Basto

Grupos e associações musicais do Concelho

ARBORADA – Associação Recreativa e Cultural de Bombos da Orada

Constituída em 2002, a ARBORADA – Associação Recreativa e Cultural de Bombos da Orada, tem como objeto principal a promoção e a divulgação sociocultural e recreativa dos seus associados, através da criação, recolha e interpretação de cânticos tradicionais e ritmos de percussão. A preservação de instrumentos musicais tradicionais da região, é outra das valências desta coletividade sedeada no lugar de Cucana, na freguesia de Refojos.

Orada – Cucana
4860-328 Cabeceiras de Basto
Contactos: 962 677 730

ARCA – Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe

Fundada em 1977, a Associação Recreativa e Cultural do Arco de Baúlhe, é uma associação cultural e recreativa, que tem como principal objetivo apoiar e desenvolver iniciativas na área social, nomeadamente através da integração social de grupos de risco ou marginalizados. O teatro, o folclore, a criação de uma escola de música fazem igualmente parte dos seus objetivos. Prevê também nos seus estatutos a promoção da prática de jogos tradicionais, aquáticos, desportos amadores, náuticos e radicais.
A intensa atividade desenvolvida valeu-lhe a homenagem prestada pela Câmara Municipal a que decidiu atribuir a Medalha de Mérito Público – grau prata.

Rua Arco de Baúlhe – Apar.5
4860-908 Arco de Baúlhe
Contactos: 253 665 714 | 967 389 250

ARM – Associação Recreativa de Moimenta

Campismo, torneiros de futebol, passeios pedestres e de BTT, jogos de Sueca e Malha e um grupo de cantares e outro de bombos são as principais atividades a que se dedica esta recém-fundada associação. Localizada em Moimenta, na freguesia de Cavez, a Associação Recreativa de Moimenta dinamiza um grupo de jovens a quem cabe a promoção de atividades socioculturais que contribuam para o bem-estar e para a ocupação salutar dos tempos livres daquela população.

Moimenta
4860-167 Cavez

Associação Desportiva Recreativa e Cultural Águias de Painzela

Desde a sua fundação em 1996, a Associação Recreativa e Cultural ‘Águias de Painzela’ tem vindo a realizar torneios de futebol, jogos de sueca e malha. Esta coletividade dinamiza também, um grupo de cantares interpretando música popular regional e desta forma divulgando e promovendo a cultural tradicional Portuguesa.

Painzela
4860-245 Painzela
Contacto: 969 034 757

Associação Grupo de Concertinas SDF de Cabeceiras de Basto

Cumieira
4860-135 Cabeceiras de Basto

Associação Grupo de Concertinas SDF de Cabeceiras de Basto

Associação Grupo de Concertinas SDF de Cabeceiras de Basto

Associação Os Bravos das Concertinas de Refojos

Rua 25 de Abril, nº 15 R/C
4860-350 Cabeceiras de Basto
Contacto: 964 475 429

Associação Os Cavaquinhos da Raposeira

A Associação ‘Os Cavaquinhos da Raposeira’, com sede na Raposeira, é uma das coletividades do concelho de Cabeceiras de Basto que organiza as Festas de S. Pedro, no Largo da Raposeira, entre outras. Esta associação tem realizado vários eventos quer em Cabeceiras de Basto, quer noutras localidades do país e no estrangeiro, em representação do folclore concelhio. É ainda de referir que um dos principais objetivos desta associação é dar a conhecer, preservar e divulgar os usos, costumes e tradições desta terra localizada no Baixo Minho.

Lugar da Raposeira
4860-406 Cabeceiras de Basto

Associação Zés Pereiras de Basto

A Associação ‘Zés Pereiras de Basto’, fundada em 2001, tem procurado divulgar a cultura popular desta região, no concelho e além-fronteiras, levando assim longe o nome de Cabeceiras de Basto. É uma associação que se dedica exclusivamente aos Bombos e que tem participado em diversas atividades de cariz sociocultural.

Água Redonda
4860-311 Cabeceiras de Basto
Contacto: 962 500 036

Grupo Coral e Recreativo Os Ceifeiros de Santo André

O Grupo Coral e Recreativo ‘Os Ceifeiros de Santo André’ está sedeado em Vila Nune. Fundado em 1997, tem vindo a dedicar-se à recolha de letras e músicas populares que interpretam com gosto e satisfação, recordando os usos e costumes de um passado recente que o tempo ajuda a esquecer.

Vila Nune
4860-000 Vila Nune
Contacto: 964 622 391

Lira – Associação Amigos da Música

Casa da Juventude
Praça Arcipreste Francisco Xavier Almeida Barreto, n.º 2
4860-339 Cabeceiras de Basto
Contacto: 926 606 220