Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha
Filarmónicas das Caldas da Rainha

Bandas de Música, História e Atividades no Concelho

Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha

A Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha foi fundada em 1947 por iniciativa de comerciantes e industriais da cidade com o apoio das entidades locais e do maestro da extinta Banda do Regimento de Infantaria 5, Capitão Armando Escoto, que foi o seu primeiro diretor artístico.

No dia 2 de janeiro de 1947  a Banda ofereceu aos caldenses o seu primeiro concerto, no Teatro Pinheiro Chagas, entretanto demolido.

Desde então foi atuando na cidade e em muitos outros pontos do país. Teve períodos de menor fulgor, a que não foram alheios o surto emigratório nas décadas de 50 e 60 até parar a sua atividade por falta de músicos em 1973, por causa da Guerra Colonial. Abrilhantou as tardes de Verão no coreto do Parque D. Carlos I, tocou em touradas, festas religiosas e outros eventos mediáticos, na cidade e em outras localidades.

Em 1975 um grupo de jovens decidiu contactar com antigos músicos e diretores da banda formando uma comissão dinamizadora que foi a responsável pela reativação da Banda em 1976. A sua força de vontade juntamente com o maestro Luís Rego levaram ao concerto de estreia da “nova” banda em dezembro desse ano. Além dos novos músicos, apresentou-se também um grupo coral e uma orquestra ligeira com cantores.

Das suas atuações destacaram-se a recepção ao Cacilheiro em Lisboa, em direto para a RDP(1978), a Gala do 10 de Junho na Figueira da Foz, em direto para a RTP (1982), no Concurso “Sol de Verão” no Porto (1983), os Encontros de Bandas na Cidade (1990/1991) e em outras localidades, a gravação de músicas para um CD com várias bandas filarmónicas da região (2003), formação de grupos de câmara e atuações com Raul Mendes (campeão mundial de harmónica) e com grupos corais da cidade.

A Banda recebeu a Medalha de Mérito da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e a Medalha e Diploma de Mérito Associativo – 50 Anos da Federação Portuguesa das Coletividades de Cultura e Recreio. Tem ativa a Escola de Música Capitão Armando Escoto em homenagem ao maestro fundador.

Em 2008 passou a ser dirigida pelo maestro Adelino Mota.

Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha

Banda Comércio e Indústria de Caldas da Rainha

Em 2009, gravou o CD Marchas e Passodobles Lusitanus e em 2010, entre vários outros concertos, destacam-se dois no grande auditório do CCC, em maio, tendo como convidados quatro solistas professores do Conservatório de Caldas e em outubro nas comemorações do Centenário da República.