Caldas da Rainha e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho de Caldas da Rainha
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.
- Francisco Luís (guitarra clássica, n. 1998)
- João Bernardino (acordeão)
- João Rafael (compositor, n. 1960)
- Júlio Vieitas (cantor, n. 1915 – m. 1990)
- Raúl Mendes (harmónica, n. 1938 – m. 2020)
- Ricardo Sousa (músico)
- Rita Marques (soprano)
- Zuleica Saque (soprano, n. 1941)
Francisco Luís
Vencedor de mais de 40 prémios internacionais, Francisco Luís destaca-se como um dos guitarristas mais preponderantes da sua geração.
Francisco nasceu nas Caldas da Rainha, a 22 de Julho de 1998. Aos 10 de anos, iniciou os estudos no Conservatório das Caldas da Rainha, com Luís Roldão.
Após 5 anos na sua cidade natal, Francisco Luís foi admitido à Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. Terminados os estudos em Lisboa, Francisco Luís prosseguiu o percurso académico no Conservatorium Maastricht, onde iniciou a licenciatura com Carlo Marchione. Depois de terminar com distinção (10/10), mudou-se para Den Haag, onde concluiu o mestrado no Conservatório Real de Haia, com Zoran Dukic.
Aos 25 anos de idade, Francisco Luís já tocou em várias salas de enorme prestígio pela Europa. Em 2023, fez a sua estreia na América Central, tocando como artista e lecionador convidado no famoso Festival Internacional de Guitarra do México, em Saltillo.
Tornou-se membro do projeto Eurostrings 2020-2021, sendo o primeiro e único guitarrista português a fazer parte deste programa, onde digressou pela Europa, tocando vários concertos e sendo professor convidado para classes de aperfeiçoamento em diversos festivais europeus (Zagreb Guitar Festival, Twents Guitar Festivals, Rust Festival de Guitarra, entre outros.)
Francisco Luís foi premiado em diversos concursos internacionais, incluindo 20 primeiros prémios, no concurso Florida Guitar Foundation, concurso Dutch Guitar Foundation, Iserlohn International Guitar Festival, Harmonia Cordis International guitar festival, Aalborg Guitar Festival, Festival de Guitarra do Báltico, entre outros. Recebeu o 2º prémio (1º não atribuído) no célebre Concurso Internacional de Guitarra de Koblenz (Hubbert Kappel).
Francisco Luís efetuou várias gravações profissionais em estúdios aclamados, destacando-se a Siccas Guitars, em Karlsruhe (Alemanha) e a Galerie de Luthiers em Lyon (França).
Clique AQUI para ler a bio completa.
João Bernardino
O acordeonista João Bernardino nasceu em 1992 em Salir de Matos, Caldas da Rainha. Licenciou-se em Música, Variante Instrumento – Acordeão na Universidade de Aveiro em 2015. Frequenta o Mestrado na mesma instituição académica, em 2016. Tem vindo a desenvolver a sua atividade profissional quer como músico quer como professor de acordeão em várias escolas de Música. Colabora com várias bandas/grupos musicais, como SONJOVEM e Magma Music. É professor de acordeão na Academia de Música de Óbidos, desde 2018.
Raul Mendes
Natural de Alvorninha, Caldas da Rainha, cedo Raúl de Figueiredo Mendes foi viver para a Aldeia de Paio Pires, Seixal, onde faleceu a 26 de janeiro de 2020. Trabalhou como escriturário e chefe de serviço na Siderurgia Nacional. Com um enorme carinho pelos animais, colaborou com a União Zoófila.
Ao longo da sua carreira de músico, Raúl Mendes foi nove vezes campeão de harmónica a nível mundial. Foi um dos elementos do Trio Harmonia, conjunto português de harmónica composto também por Hermenegildo Francisco Mendes e José António dos Santos Correia.
Em 1974 fundou o Mendes Harmónica Trio com as suas filhas Ana Paula (12 anos) e Maria Luísa (11 anos). Concorreram ao 1º Festival Ibérico de Harmónica e ficaram em 1º lugar tendo o Trio Harmonia ficado em 2º lugar, e venceram também o 1º Prémio do Certame Ibérico de Harmónica em 1979, em Granada, Espanha, e Raul Mendes venceu também o Prémio de Honra atribuído ao melhor participante do Festival. Venceu também o 1º Prémio do Campeonato do Mundo de Harmónica em 1987, no Reino Unido. Venceram também o 1º Prémio do Campeonato do Mundo de Harmónica em 1993, na Alemanha.
Clique AQUI para saber mais.
Zuleica Saque
soprano lírico