Castelo de Paiva e as suas escolas de música

Coro da Academia de Música de Castelo de Paiva
Escolas de Música em Castelo de Paiva

Estabelecimentos do ensino de música no Concelho. Em geral, as bandas filarmónicas também possuem a sua escola de música: veja ao fundo informação sobre as bandas de música do Concelho.

Academia de Música de Castelo de Paiva

Rua Emídio Navarro,102
4550-126 Castelo de Paiva
Sítio: www.amcpaiva.com

O meio musical Paivense teve, ao longo do século passado e no presente, uma vincada raiz popular. Em meados do séc. XIX, ao aparecimento das Bandas de Música no país não foram indiferentes os antepassados que criaram na freguesia de Bairros a primeira Filarmónica de Castelo de Paiva. No inicio de século XX (1909) foi fundada a Banda Marcial de Fornos e em meados do século a Banda dos Mineiros do Pejão.

Paralelamente a este tipo de organizações, o folclore sempre fez parte das mais profundas vivências culturais das gentes paivenses. O cancioneiro musical, a precisar de ser urgentemente elaborado, é riquíssimo e cresceu intimamente ligado aos trabalhos do campo e às festividades populares e religiosas.

Ao nível do ensino da música saliente-se o esforço das Bandas de Musica, que, de uma forma amadorística e gratuita, criaram escolas e formaram nelas os seus executantes.

Na década de 70, com a democratização social e política, a reforma do ensino atribuiu à Educação Musical um papel importante na formação das crianças e jovens, instituindo a disciplina como curricular, novas perspetivas se abriram para aqueles que sempre sentiram a música como vocação.

Os Conservatórios de Música, deixaram de ser exclusivos de determinadas elites, abrindo as suas portas a todos. A importância dada aos processos relacionados com a cultura e sociedade, resultaram na proliferação, por todo o país, de organizações artístico-culturais nomeadamente na área performativa da música.

Castelo de Paiva não viveu indiferente a este movimento renovador e em 1988, por iniciativa da Câmara Municipal, foi inaugurada a Casa Municipal da Cultura, nela se instalando a Escola de Música.

Sendo gerida pela Câmara Municipal até 1994, por razões de ordem legal e funcional, decidiu-se, por protocolo, “transferir a sua gestão para uma pessoa coletiva, de índole associativa, vocacionada nesta área, salvaguardando a atividade e as funções sociais que a escola hoje desempenha e, também a prestação de colaboração às iniciativas da Câmara Municipal, em troca de apoio que esta anualmente prestará”.

A Academia de Música de Castelo de Paiva foi criada com o objetivo de gerir a Escola de Música, com estatutos e regulamentos próprios.  Ao longo da sua existência, considerando a especificidade do público escolar e a tradição musical do meio, a escola soube introduzir o currículo que melhor se adaptava às necessidades locais. Assim, os cursos propostos, têm procurado dar resposta aos organismos existentes, nomeadamente, Bandas de Música, Coros, Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos a quem a Academia reduziu as propinas e priorizou as matrículas aos alunos propostos por estas entidades, nas condições previstas no regulamento.

Coro da Academia de Música de Castelo de Paiva

Coro da Academia de Música de Castelo de Paiva

Escola de Música BMB – Banda Marcial de Bairros

Largo São Lourenço
4550-043 Bairros