Castelo de Vide e o seu folclore

Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide
Folclore em Castelo de Vide

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Alentejo (Alto Alentejo)
  • Distrito: Portalegre

02 grupos

  • Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas
  • Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide
Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas

O grupo estreou-se em 1962 com o nome de Rancho Folclórico da Casa do Povo de Póvoa e Meadas. Atuou em diversas localidades, organizou algumas marchas e contradanças, mas cessou atividade ao fim de cinco anos de existência.

Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas

Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas

Em 1978, alguns dos antigos elementos, resolveram reconstituir o grupo que é hoje na maioria constituído por gente jovem. Devido à extinção da Casa do Povo e sob orientação de uma noma direção, com objetivos mais vastos, são elaborados novos estatutos e, a 3 de setembro de 1991, o nome foi alterado para Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas.

É seu objetivo principal a preservação do folclore do nordeste alentejano, e também motivar a população mais jovem a tomar parte noutras atividades de índole cultural e recreativo. O levantamento feito sobre os usos e costumes do povo de Póvoa e Meadas, resultou a recolha de dados importantes e de trajes originais, destinados à criação de um Museu de Trajes e Alfaias Agrícolas.

Os principais trajes do são: coca, noivos, traje das sortes, traje de romaria, ceifeira e traje de trabalho. No seu reportório constam os seguintes temas: Saias de Póvoa e Meadas, Saias Batidas, Corrido da Meada, Vira de Seis, Vira dos Três Pulinhos, Pilão, e Tacão e Bico.

O Rancho é filiado no INATEL.

Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide

Criado por um grupo de homens e mulheres, já idosos, os primeiros a transmitir a verdade e a pureza das brincadeiras da sua mocidade, criando no agrupamento uma base etnográfica que nos transporta às épocas recuadas, em que ainda se encontravam, com toda a sua beleza e artes populares.

O Rancho Folclórico de Castelo de Vide participa em festivais um pouco por todo o País e Estrangeiro. Conta com 80 componentes repartidos num grupo adulto e num infantil e juvenil.

As melhores referências da imprensa e etnógrafos dizem que o Rancho Folclórico de Castelo de Vide é a “autêntica aleluia da terra alentejana e museu vivo das danças, cantares e trajes do Alto Alentejo”.

GFNSA

Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide

Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide

Fontes do Musorbis Folclore:

A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca e a informação nesta plataforma resultam de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. Foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos de modo a facilitar a leitura.