Castelo de Vide e o seu folclore
Folclore em Castelo de Vide
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Alentejo (Alto Alentejo)
- Distrito: Portalegre
02 grupos
- Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas
- Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide
Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas
O grupo estreou-se em 1962 com o nome de Rancho Folclórico da Casa do Povo de Póvoa e Meadas. Atuou em diversas localidades, organizou algumas marchas e contradanças, mas cessou atividade ao fim de cinco anos de existência.
Em 1978, alguns dos antigos elementos, resolveram reconstituir o grupo que é hoje na maioria constituído por gente jovem. Devido à extinção da Casa do Povo e sob orientação de uma noma direção, com objetivos mais vastos, são elaborados novos estatutos e, a 3 de setembro de 1991, o nome foi alterado para Grupo de Folclore e Cultura de Póvoa e Meadas.
É seu objetivo principal a preservação do folclore do nordeste alentejano, e também motivar a população mais jovem a tomar parte noutras atividades de índole cultural e recreativo. O levantamento feito sobre os usos e costumes do povo de Póvoa e Meadas, resultou a recolha de dados importantes e de trajes originais, destinados à criação de um Museu de Trajes e Alfaias Agrícolas.
Os principais trajes do são: coca, noivos, traje das sortes, traje de romaria, ceifeira e traje de trabalho. No seu reportório constam os seguintes temas: Saias de Póvoa e Meadas, Saias Batidas, Corrido da Meada, vira de Seis, vira dos Três Pulinhos, Pilão, e Tacão e Bico.
O Rancho é filiado no INATEL.
Rancho Folclórico de Nossa Senhora da Alegria de Castelo de Vide
Criado por um grupo de homens e mulheres, já idosos, os primeiros a transmitir a verdade e a pureza das brincadeiras da sua mocidade, criando no agrupamento uma base etnográfica que nos transporta às épocas recuadas, em que ainda se encontravam, com toda a sua beleza e artes populares.
O Rancho Folclórico de Castelo de Vide participa em festivais um pouco por todo o País e Estrangeiro. Conta com 80 componentes repartidos num grupo adulto e num infantil e juvenil.
As melhores referências da imprensa e etnógrafos dizem que o Rancho Folclórico de Castelo de Vide é a “autêntica aleluia da terra alentejana e museu vivo das danças, cantares e trajes do Alto Alentejo”.
GFNSA
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca e a informação nesta plataforma resultam de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. Foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos de modo a facilitar a leitura.