Castro Daire e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Castro Daire
Bandas de Música, História e Atividades no Concelho
- Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire
- Banda Musical Rezirense
Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire (f. 1834)
Fundada em 1834, a Banda de Música dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire teve inicialmente a designação de Filarmónica Castrense, tendo terminado a sua atividade em 1929. Foram seus regentes dessa época, Amadeu Rebelo Poças, Capitão João Carlos Pinto Ribeiro e Júlio Alexandre Pinto. Em 1956, foi reativada. Teve, então, como regentes o 1.º Sargento Bento Dias, Casado, Júlio Alexandre Pinto e José Amaral Figueiredo (Poças). Em 1963, por falta de elementos a que se juntou a Guerra Colonial, terminou. Foi reativada no final de década de sessenta, desta vez sob a regência de José da Silva Seixas, parou, e em 1980, foi novamente reativada.
Participou, em 1982, no Encontro de Bandas na Feira de S. Mateus, na cidade de Viseu. Em 1986, participa no programa da RTP1 “Arco Íris” e em diversas outras iniciativas organizadas quer pelas suas congéneres quer pelo INATEL. Abrilhantou diversas festas e romarias. Em finais de 2000, voltou a ficar inativa. Em 2003 uma comissão reorganizadora empenha-se na sua reativação possibilitando, assim, a sua atuação, em outubro desse ano, no 125.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. Nesse mesmo ano levou a efeito um “Concerto de Natal” no Centro Municipal de Cultura, na vila de Castro Daire e em 2005 levou a cabo um concerto de primavera no auditório Municipal.
Em 2004 organizou e concretizou o “I Encontro de Bandas de Música”, evento que ocorreu, pela primeira vez, na vila de Castro Daire. E no ano seguinte um outro evento “ Setembro Cultural” em que participaram diversos Grupos – Tuna Académica da UTAD, Tuna de Rebordosa – Paredes, Grupo de Música Tradicional “Cordas do Paivó” e Banda de Música “ Flor da Mocidade Junqueirense” de Junqueira – Vale da Cambra. O evento, até então inédito na vila de Castro Daire, vem-se repetindo todos os anos, sendo já um marco para a cultura musical do povo castrense.
Sem nunca colocar de parte as romarias e festas religiosas, a Banda de musica dos Bombeiros Voluntários de Castro Daire tem apostado na realização de concertos em auditório, com repertórios cujas obras percorrem vários estilos, desde os autores clássicos aos contemporâneos, executando transcrições e obras escritas para banda, bem como executando compositores portugueses e estrangeiros.
BMBVCD
A Banda conta com cerca de 55 elementos e prepara várias temporadas de repertório específico, para concertos em sala, concertos ao ar livre, festas e romarias populares. O desenvolvimento atual tem o seu principal suporte na aposta na formação, através da criação de uma Escola de Música frequentada por cerca de 35 jovens, em todas as classes de instrumentos de sopro e de percussão, tendo um quadro de 2 professores e colaboração de músicos mais experientes. É responsável da Escola Música a professora Maria Isabel Paiva Lopes. O diretor artístico da Banda é o maestro Joel Monteiro
Banda Musical Rezirense (f. 1875)
Sediada em Reriz – União de freguesias Reriz-Gafanhão – concelho de Castro Daire – distrito de Viseu, a Banda Musical Rezirense foi fundada a 6 de outubro de 1876.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759