Nuno Silva, acordeonista, de Castro Daire
Música e músicos do Concelho de Castro Daire

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

Nuno Silva

Nuno Silva, acordeonista e professor,  nasceu em Castro Daire, a 3 de junho de 1981. Iniciou os estudos musicais aos 9 anos. Com 13 anos inscreveu-se no Conservatório de Música de Viseu. Em 1999, completou os Cursos Complementares de Acordeão e de Formação Musical e o Curso Geral de Piano, com os professores Abel Moura, Irene Barbosa e Jorge Martins.

Em 2004, completou a Licenciatura em Ensino de Música, variante de Formação Musical, na Universidade de Aveiro. Em 2008 completou a Licenciatura em Ensino de Música, variante de Instrumento – Acordeão, na Universidade de Aveiro. Em cursos e seminários internacionais de acordeão trabalhou com W. Semyonov (1996 e 1997), Friedrich Lips (1998), Maximiliano Pitocco e V. Matono (1998), e Vladimir Zubitsky (1999, 2000 e 2001).

1º Prémio da Categoria Júnior Concerto, no III Concurso Ibérico de Acordeão em 1998 e o 1º Prémio da Categoria Sénior Concerto no VII Troféu Nacional de Acordeão de Alcobaça em 2002; 4º Prémio no “1º Concurso Internacional de Acordeão de Andorra” em 2001. Foi distinguido pela Revista Anim’Arte de Viseu com o Prémio Revelação do Ano de 1999.

Nuno Silva

Nuno Silva, acordeonista, de Castro Daire

Nuno Silva, acordeonista, de Castro Daire

Participou na gravação de vários CD com o grupo “Ad Libitum” e com o grupo “Vozes da Rádio” e na gravação do filme – documentário “Porto da Minha Infância”, de Manoel de Oliveira. Participou na gravação de uma banda sonora encomendada pelo Teatro de Vila Real e composta por Paulo Vaz de Carvalho, em conjunto com o saxofonista Carlos Canhoto. Foi acordeonista convidado pela Banda Municipal de Fajões, em Outubro de 2008, para participar na IV Edição do festival “Filarmonia ao mais alto nível” interpretando a obra Jazz Suite nº2 de Shostakovich, no grande auditório do Europarque em Santa Maria da Feira.

Realizou concertos em Portugal, Itália, Espanha, a solo e integrado na Orquestra de Acordeãos de Viseu. Responsável pelos arranjos musicais nos Concertos / Musicais do Colégio da Via Sacra de Viseu desde 2008, destacando-se o Musical “Centésima Lição” comemorativo do Centenário daquela Instituição. Compôs o novo Hino do Colégio da Via Sacra, instituído desde 2008.

É professor de Acordeão, Orquestra de Acordeãos e Formação Musical no Conservatório de Música de Viseu e de Educação Musical no Colégio da Via-Sacra de Viseu.