Chaves e os seus músicos
Músicos do Concelho de Chaves
- Henrique Fraga (guitarra portuguesa)
- João Valpaços (Chaves/Valpaços, violoncelo, 1994)
Transmontano de raiz, Henrique Fraga nasceu em Chaves a 20 de Julho de 1983. Tendo passado pela guitarra eléctrica e pela guitarra clássica, cedo conheceu a Canção de Coimbra pela voz do seu pai, um estudante da Universidade, que lhe fez despertar a vontade de aprender a tocar guitarra de Coimbra. Prosseguiu os estudos, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, onde ingressou em 2001, no mesmo dia em que se inscreve na Escola de Música da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra. Lá, pelas mãos do seu Mestre, Jorge Gomes, aprendeu o instrumento. Em 2003 ajudou a fundar o grupo Lacrima, com o qual foi participando nas Serenatas Monumentais em Coimbra e em inúmeros outros eventos de norte a sul do País e nas Ilhas. Promoveu e participou na gravação do CD de Tributo a Carlos Paredes: “Serenata do Caloiro 2004” e esteve presente em vários eventos internacionais, nomeadamente no Canadá, na República Checa, no Luxemburgo, em Itália e em França. O seu percurso académico termina com a celebração dos 125 anos da Académica, evento em que sobe ao palco do Casino Estoril com os Xutos e Pontapés para tocar o tema “Homem do Leme” com um arranjo de sua autoria para guitarra de Coimbra. A par com a profissão de farmacêutico, que exerce desde 2008, continuou sempre a dedicar-se afincadamente à guitarra. Em 2014, juntamente com Marco Matos, criou o projecto A Nossa Guitarra dirigido ao estudo e divulgação da guitarra de Coimbra, no âmbito do qual tem realizado concertos e palestras, dentro e fora de Portugal. Conta com a colaboração de João Teixeira no acompanhamento em guitarra clássica. Foca a sua maior atenção como intérprete na obra musical da família Paredes, a mais relevante na história deste instrumento.
Fonte: A Nossa Guitarra
João Valpaços
João Valpaços é natural de Carrazedo de Montenegro, Valpaços, tendo o nascimento ocorrido em Chaves, em 1994. Começou os estudos musicais em 2006 na ESPROARTE – Escola Profissional de Arte de Mirandela na classe de violoncelo de David Cruz e mais tarde na classe de Ricardo Ferreira onde concluiu o curso com a nota máxima na prova final de instrumento.
Em 2012 foi admitido na Hoogschool voor de Kunsten Utrecht na classe do Professor Ran Varon.
Foi membro e primeiro violoncelista em varias orquestra de jovens em Portugal e nos Países Baixos e atua frequentemente com a Orquestra XXI e a Orquestra Gulbenkian trabalhando com vários maestros como Lorenzo Viotti, Hannu Lintu, David Afkham, Lev Markiz, Muahi Tang, Lawrence Foster, Karl-Heinz Steffen.
Durante a carreira a solo obteve em 2011 uma Menção Honrosa no “13º Concurso Santa Cecília” no Porto, em 2013 o 1º prémio na terceira categoria do “Britten Cello Concours” em Zwolle, Holanda e em 2014 o 2º prémio na categoria A do “16 Concurso Internacional Santa Cecília” no Porto. Apresentou-se a solo com orquestra na Holanda interpretando obras de Haydn, Concerto em Dó maior, e Tchaikovsky, Variações Rococo.
Teve a oportunidade de participar em classes de aperfeiçoamento com Gary Hoffman, Amit Peled, Tsuyoshi Tsutsumi, Marc Coppey, Matt Haimovitz, Lluis Claret, Claudio Bohórquez, Gavriel Lipkind, Maria de Macedo entre outros.
Em 2019 finalizou o Mestrado em Performance na classe dos Professores Jeroen den Herder e Dmitry Ferschtman sendo bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.
Bio facultada por João Valpaços, publicada a 20 de fevereiro de 2021