Coimbra e os seus festivais

Ciclo de Música de Câmara Caminhos Conjuntos
Festivais em Coimbra

Ciclos, encontros, temporadas, jornadas, simpósios, congressos, encontros e festivais no Concelho

Ciclo de Música de Câmara Caminhos Conjuntos

A II edição do Ciclo de Música de Câmara Caminhos Conjuntos regressa a Coimbra entre os dias 9 e 12 de junho de 2022. Nesta edição, a Associação À Corda, com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra, oferece 6 espetáculos gratuitos entre a música e a poesia nos espaços mais emblemáticos da cidade, num diálogo inacabado entre o património regional e a inovação artística. A programação enfatiza a música de câmara, que historicamente é interpretada por um pequeno grupo de músicos num ambiente mais íntimo. Os grupos de câmara deste ciclo representam a elite da nova geração de música de câmara portuguesa, consagrados internacionalmente neste início das suas carreiras profissionais. O destaque deste ciclo passa pela sua correlação com a poesia. O prestigiado declamador Aurelino Costa encarrega-se de exibir um repertório de autores com ligação à cidade de Coimbra, tais como Miguel Torga, Manuel Alegre, Zeca Afonso, João de Deus, entre outros. Como será ouvir um quarteto de cordas de Brahms ou Dvorák com a poesia de Manuel Alegre? A herança de Miguel Torga terá uma profundidade diferente quando interpretada com Bach?

Ciclo de Música de Câmara Caminhos Conjuntos

Ciclo de Música de Câmara Caminhos Conjuntos

Verão com Música

Verão com Música é um ciclo de recitais de Verão organizado pelo Conservatório Regional de Coimbra.

Verão com música

Verão com música

Ciclo de Concertos de Coimbra

Sítio: cicloconcertoscoimbra.com

O Ciclo de Concertos de Coimbra tem por mote, em 2022, «A cidade, a música e o tempo».
Estas três dimensões entrelaçam-se em toda a programação do evento que propõe um roteiro pelos vários espaços da cidade recentemente elevada a Património Mundial da UNESCO.
Os locais mais emblemáticos de Coimbra acolhem uma viagem, com várias paragens, pela cultura musical ocidental. A programação principal do VII CCC conta com oito concertos, entre os dias 5 e 8 de maio. Regressam, também, o Fórum “Saber Ouvir” e as iniciativas junto da comunidade escolar.

Ciclo de Concertos de Coimbra

Ciclo de Concertos de Coimbra

Ciclo de Requiem de Coimbra

O Ciclo de Requiem de Coimbra, organizado anualmente pela Associação Ecos do Passado, é uma iniciativa cultural e musical única no país, que tem reunido, desde 2013 em Coimbra, dezenas de orquestras, coros, maestros e solistas. Em 2020, a Associação Ecos do Passado, de forma resiliente, lançou o I Ciclo de Requiem Online e em 2022 realiza a décima edição do Ciclo de Requiem, apresentando cinco concertos entre 26 de março e 29 de outubro de 2022.

X Ciclo de Requiem, 2022

X Ciclo de Requiem, 2022

Concurso Internacional de Piano

O Concurso Internacional de Piano conta nos dias 6, 7 e 8 de maio de 2022 com a XV edição. É um evento organizado pela Escola de Música de São Teotónio. Em 2022, ocorre a I edição do respetivo Concurso Nacional de Órgão.

Concurso Internacional de Piano

Concurso Internacional de Piano

Concurso Internacional de Violoncelo À Corda

A primeira edição do “Concurso Internacional de Violoncelo À Corda” (2022) procura promover o intercâmbio de experiências no domínio do ensino e da aprendizagem deste instrumento. O concurso incrementa a divulgação do violoncelo em contexto didático, numa época em que o contexto epidemiológico afasta os alunos dos palcos e de experiências valorativas para o seu crescimento pedagógico e musical. Decorre nos dias 9 e 10 de abril de 2022 na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra. Destina-se a jovens violoncelistas portugueses, estrangeiros ou residentes em Portugal.

Concurso Internacional de Violoncelo À Corda

Concurso Internacional de Violoncelo À Corda

Regulamento

Inscrições

Concurso de Coros de Coimbra

Sítio: concursocoroscoimbra.com

Depois do sucesso da primeira edição, o Coro Carlos Seixas da Casa do Pessoal do Município de Coimbra organiza, a 4 de junho de 2022, o “II Concurso de Coros – Coimbra”, no âmbito da música coral. O concurso de coros visa não só homenagear José António Carlos Seixas, compositor de destaque do barroco português, nado em Coimbra, em 1704, mas, sobretudo, dinamizar a música coral tendo como palco a cidade de Coimbra, cidade universitária de cariz e de matriz eminentemente culturais, detentora de assinalável tradição neste campo musical. No “II Concurso de Coros – Coimbra 2022” pretende-se ainda prestar a devida homenagem à poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, através da escolha da peça obrigatória do concurso – “Espera-me” – com poema da sua autoria e Música de Paulo Bernardino.

ÀCORDA – Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses

O IV ÀCORDA – Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses teve lugar nos dias 2 e 3 de outubro de 2021, no Conservatório de Música de Coimbra. O evento surgiu no âmbito do projeto “EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI”, em curso no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), pólo da Universidade de Aveiro (UA).

ÀCORDA - Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses

ÀCORDA – Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses

Encontro Diocesano de Coros

Comemorando os 30 anos da Escola Diocesana de Música Sacra, o Encontro Diocesano de Coros, 2ª edição em 2022, conta com ensaios, concerto e eucaristia, e duas conferências, uma pelo Pe. António Cartageno, compositor e maestro (O Ensino da Música na Pastoral Litúrgica em Portugal) e outra pelo Pe. Pedro Miranda, da EDMS (30 anos da Escola Diocesana de Música Sacra: caminhos percorridos e expectativas).

Encontro Diocesano de Coros, Coimbra

Encontro Diocesano de Coros, Coimbra

Festival Bairro da Música

Sítio: www.bairrodamusica.pt

O Festival Bairro da Música tem como pano de fundo as comemorações do Dia Mundial da Música, celebrando a cultura nacional e promovendo a sua circulação pelo país. Entre 1 de outubro e 5 de novembro de 2021 o Bairro da Música apresentou um festival de música portuguesa com 10 artistas, em 10 cidades e salas de espetáculo: Ourém, Estremoz, Odivelas, Ponta Delgada, Braga, Porto, Lisboa, Mafra, Sintra e Coimbra.

Festival das Artes

Sítio: www.festivaldasartes.com

Festival das Artes QuebraJazz, 12ª edição em 2021 é um festival de verão realizado no Anfiteatro Colina de Camões, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Festival das Artes, Coimbra

Festival das Artes, Coimbra

Encontro de Orquestras Académicas

O Encontro de Orquestras Académicas, 5ª edição em 2021, reúne em concerto as três orquestras académicas nacionais – Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, Orquestra Clássica da FEUP e a Orquestra Académica de Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente

Festival do Guitarrinho de Coimbra

O primeiro Festival do Guitarrinho de Coimbra mostra à comunidade um instrumento que, fazendo parte da cultura coimbrã, entrou em desuso. A iniciativa é da Associação Cultural da Música de Coimbra e decorreu no fim de semana de 30 e 31 de outubro de 2021, no Colégio da Graça, na rua da Sofia.

O guitarrinho de Coimbra, referiu a organização, foi um cordofone bastante utilizado em tunas, ranchos e tocatas populares entre o século XIX e o primeiro quartel do século XX, estando, na década de 60, praticamente em desuso. Com investigação histórica, construção de réplicas do instrumento e preparação de repertório musical, a Associação Cultural da Música de Coimbra pretende divulgar o instrumento, num encontro que incluiu concertos, palestras, uma exposição e a escola-oficina aberta, dirigindo-se a interessados na música portuguesa e na história dos instrumentos musicais portugueses, bem como a toda a comunidade. – informava o Diário de Coimbra a 28 de outubro de 2021.

Festival Jazz ao Centro

O Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra é um festival de jazz que nasceu em 2003, no âmbito de Coimbra, Capital Nacional da Cultura. Da dinâmica gerada por esta iniciativa nasceu a Associação Jazz ao Centro Clube (JACC).

Festival Jazz ao Centro, Coimbra

Festival Jazz ao Centro, Coimbra

FESMUC

Herdeiro direto do Festival Internacional de Música de Coimbra, realizado entre 1992 e 2004, o FESMUC, criado em 2005, não assume “a internacionalidade como factor preponderante, tenta afastar uma importação de modelos vulgarizados” e rejeita “uma selecção de eventos demasiado eruditos”. Prefere, sustenta ainda o seu director artístico, Augusto Mesquita, “uma linha de diversidade musical de qualidade, promovendo a música e os músicos de Coimbra” e “parcerias com outros festivais” e “intercâmbios a nível nacional e até internacional”, sempre no sentido de promover “o desenvolvimento musical da cidade”.

Para se assumir, como pretende, como “um projecto consistente” para “melhorar a qualidade e diversidade dos eventos musicais e afins” da cidade, o Fesmuc “tem de procurar os públicos mais diversos, criar e apoiar projectos, aproveitar espaços diversificados” e não esquecer quem “ainda não gosta ou não usufrui habitualmente deste tipo de concertos”.

Misty Fest

Sítio: www.misty-fest.com

Misty Fest é um festival dirigido por António Cunha e realizado em diversas cidades portuguesas (Coimbra, Espinho, Lisboa, Setúbal, Braga), com espetáculos de carácter único nas melhores salas do país.