Coimbra e os seus festivais

Festival Jazz ao Centro, Coimbra
Festivais de Música em Coimbra

Ciclos, encontros, temporadas, jornadas, simpósios, congressos, encontros e festivais no Concelho

ÀCORDA – Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses

O IV ÀCORDA – Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses teve lugar nos dias 2 e 3 de outubro de 2021, no Conservatório de Música de Coimbra. O evento surgiu no âmbito do projeto “EcoMusic – Práticas sustentáveis: um estudo sobre o pós-folclorismo em Portugal no século XXI”, em curso no Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md), pólo da Universidade de Aveiro (UA).

ÀCORDA - Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses

ÀCORDA – Encontro de Cordofones Tradicionais Portugueses

Festival Bairro da Música

Sítio: www.bairrodamusica.pt

O Festival Bairro da Música tem como pano de fundo as comemorações do Dia Mundial da Música, celebrando a cultura nacional e promovendo a sua circulação pelo país. Entre 1 de outubro e 5 de novembro de 2021 o Bairro da Música apresentou um festival de música portuguesa com 10 artistas, em 10 cidades e salas de espetáculo: Ourém, Estremoz, Odivelas, Ponta Delgada, Braga, Porto, Lisboa, Mafra, Sintra e Coimbra.

Festival das Artes

Sítio: www.festivaldasartes.com

Festival das Artes QuebraJazz, 12ª edição em 2021 é um festival de verão realizado no Anfiteatro Colina de Camões, nos Jardins da Quinta das Lágrimas, em Coimbra.

Festival das Artes, Coimbra

Festival das Artes, Coimbra

Encontro de Orquestras Académicas

O Encontro de Orquestras Académicas, 5ª edição em 2021, reúne em concerto as três orquestras académicas nacionais – Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, Orquestra Clássica da FEUP e a Orquestra Académica de Coimbra, no Teatro Académico Gil Vicente

Festival do Guitarrinho de Coimbra

O primeiro Festival do Guitarrinho de Coimbra mostra à comunidade um instrumento que, fazendo parte da cultura coimbrã, entrou em desuso. A iniciativa é da Associação Cultural da Música de Coimbra e decorreu no fim de semana de 30 e 31 de outubro de 2021, no Colégio da Graça, na rua da Sofia.

O guitarrinho de Coimbra, referiu a organização, foi um cordofone bastante utilizado em tunas, ranchos e tocatas populares entre o século XIX e o primeiro quartel do século XX, estando, na década de 60, praticamente em desuso. Com investigação histórica, construção de réplicas do instrumento e preparação de repertório musical, a Associação Cultural da Música de Coimbra pretende divulgar o instrumento, num encontro que incluiu concertos, palestras, uma exposição e a escola-oficina aberta, dirigindo-se a interessados na música portuguesa e na história dos instrumentos musicais portugueses, bem como a toda a comunidade. – informava o Diário de Coimbra a 28 de outubro de 2021.

Festival Internacional de Música de Coimbra

Festival Internacional de Música de Coimbra

Festival Jazz ao Centro

O Jazz ao Centro – Encontros Internacionais de Jazz de Coimbra é um festival de jazz que nasceu em 2003, no âmbito de Coimbra, Capital Nacional da Cultura. Da dinâmica gerada por esta iniciativa nasceu a Associação Jazz ao Centro Clube (JACC).

Festival Jazz ao Centro, Coimbra

Festival Jazz ao Centro, Coimbra

FESMUC

Herdeiro direto do Festival Internacional de Música de Coimbra, realizado entre 1992 e 2004, o FESMUC, criado em 2005, não assume “a internacionalidade como factor preponderante, tenta afastar uma importação de modelos vulgarizados” e rejeita “uma selecção de eventos demasiado eruditos”. Prefere, sustenta ainda o seu director artístico, Augusto Mesquita, “uma linha de diversidade musical de qualidade, promovendo a música e os músicos de Coimbra” e “parcerias com outros festivais” e “intercâmbios a nível nacional e até internacional”, sempre no sentido de promover “o desenvolvimento musical da cidade”.

Para se assumir, como pretende, como “um projecto consistente” para “melhorar a qualidade e diversidade dos eventos musicais e afins” da cidade, o Fesmuc “tem de procurar os públicos mais diversos, criar e apoiar projectos, aproveitar espaços diversificados” e não esquecer quem “ainda não gosta ou não usufrui habitualmente deste tipo de concertos”.

Misty Fest

Sítio: www.misty-fest.com

Misty Fest é um festival dirigido por António Cunha e realizado em diversas cidades portuguesas (Coimbra, Espinho, Lisboa, Setúbal, Braga), com espetáculos de carácter único nas melhores salas do país.