Grupo Folclórico da Fajarda
Folclore em Coruche

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Ribatejo
  • Distrito: Santarém
  • Concelho: Coruche

04 grupos

  • Grupo Folclórico e Etnográfico de S. José da Lamarosa
  • Rancho Folclórico da Fajarda
  • Rancho Folclórico Os Camponeses de Santana do Mato
  • Rancho Folclórico Regional do Sorraia
Grupo Folclórico da Fajarda

Em 1979, alguns fajardenses amantes da sua terra, motivados pelo desejo de promover e valorizar as tradições locais, revolveram baús, ouviram pessoas idosas apoiaram-se nas pesquisas mais válidas de 1954 e constituíram um novo agrupamento folclórico, o atual Rancho Folclórico da Fajarda.

Instituído como Associação Cultural em 1979, tem por objetivo a promoção e valorização das tradições locais. A par de outras iniciativas, promove a divulgação do Folclore e Etnografia da sua região essencialmente caracterizada pela paisagem do Vale do Sorraia.

Os trajes de Festa, Abegão, Aguadeira, Campino, Maioral, Foreiro, Mondadeira, Ceifeira, Arrozeiro, Noivos, são tipicamente Ribatejanos, datam do início do século XX e procuram dar uma imagem diversificada daquilo que era o dia-a-dia das suas gentes nos seus diversos ambientes, na Charneca e na Várzea, no Trabalho e na Festa.

As suas músicas, danças, cantares e trajes, datam do início do século XX, até á década de 40. Os nossos trajes por si só, constituem um espólio patrimonial de grande valor e ao mesmo tempo nos ajudam a perceber a razão de ser da nossa identidade.

O grupo é membro efetivo da Federação do Folclore Português e está filiado no INATEL.

Grupo Folclórico da Fajarda

Grupo Folclórico da Fajarda

Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato

Região: Ribatejo (Charneca Ribatejana)
Distrito: Santarém
Concelho: Coruche

O Rancho Folclórico “Os Camponeses” de Santana do Mato foi constituído em 1984, com o objetivo de proporcionar à comunidade uma atividade de lazer. Mais tarde surgiu a preocupação de preservar as tradições, usos e costumes das gentes de Santana do Mato, contribuído, assim, para manter vivas as suas memórias e o respeito pelos seus antepassados, através de testemunhos, registos e levantamento do seu património material e imaterial.

O grupo apresenta um quadro etnográfico que representa tão fielmente quanto possível os trajes usados pelos homens e mulheres, nas diversas ocasiões da vida quotidiana local, todos de uma notável singeleza, destacando as singularidades da sua identidade, usados na primeira metade do século XX.

As modas e as cantigas fazem parte das recolhas efetuadas na freguesia, evocando os bailaricos de outrora e refletindo o caráter e o temperamento desta gente e suas vivências.

Tem desenvolvido um trabalho notório em prol da cultura popular da sua região, cumprindo destacar a realização do Serão das Tradições, Festival de Folclore anual e a parceria no Festival de Folclore das Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, em Coruche.

É membro efetivo da Federação do Folclore Português e filiado no INATEL.

Rancho Folclórico Os Camponeses de Santana do Mato

Rancho Folclórico Os Camponeses de Santana do Mato