Coruche e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho de Coruche
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis tem como objetivo aproximar dos munícipes os músicos e a música do Concelho.
- 5àSIC
- Beatriz Felizardo
- Luís Estudante (tuba)
- Sociedade de Instrução Coruchense (Banda Filarmónica, 1896)
- Tucha (cantora, 1975)
5àSIC
5àSIC é um quinteto de sopros e percussão, composto por Clarinete, Saxofone, Trompete, Sousafone e Caixa/Tarola. É um grupo de animação musical itinerante.
Correio eletrónico: geral.cincoasic@gmail.com
5àSIC
Beatriz Felizardo
Beatriz Felizardo é uma fadista de Coruche que deu os primeiros passos na música aos 8 anos e passou por vários programas musicais na televisão que lhe deram notoriedade. O Mirante deu-lhe destaque a 21 de agosto de 2019. A apresentação do seu primeiro álbum de fado foi o mote para a atuação no dia 16 de agosto de 2019. Em 2018 começou a gravação do CD que apresentou e, a convite da fadista Ana Moura, Beatriz Felizardo estaria no dia 27 de setembro no Santa Casa Alfama, em Lisboa. O CD é composto por quatro temas originais. Com 11 anos Beatriz participou no programa da TVI “Uma Canção para Ti”, onde conquistou o segundo lugar. Mais tarde, com 13 anos, o programa de Filipe la Feria na RTP1, “Nasci para o Fado”, foi o segundo passo. “Depois fui participando em diversos concursos de fado, onde consegui ficar em primeiro lugar, em quase todos”, recorda.
Participou no Caixa Alfama e Caixa Ribeira, grandes festivais dedicados ao fado. Em 2016 ganhou a Grande Noite do Fado de Santa Maria Maior, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. O programa “The Voice”, na RTP1, em que participou em 2017, lançou-a para a ribalta. Nesse ano ganhou o prémio de Revelação do Ano, atribuído pela Voz do Operário de Lisboa. Ana Lains, Mafalda Arnauth, Ágata, Pedro Moutinho, Armanda Miranda, Diogo Clemente, Ângelo Freire, Valter Rolo, Sertório Calado e Marino de Freitas foram alguns dos cantores e músicos com quem a jovem partilhou o palco. Beatriz Felizardo acabou a licenciatura em Serviço Social, sendo que a próxima etapa é o mestrado.
Luís Estudante
Nascido a 18 de setembro de 1991, Luís Carlos Estudante Ferreira, é natural de Fajarda, concelho de Coruche.
Iniciou os estudos musicais em 2004, na escola de música da banda Filarmónica Sociedade Instrução Coruchense, tendo como primeiro professor Carlos Silva. Em 2009, começou a ter aulas com Ilídio Massacote. Em 2010, ingressou no Conservatório Regional de Artes do Montijo (CRAM).
Em 2011, deu início aos estudos académicos a nível superior, tendo ingressado na Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART), do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na Licenciatura de Música. Em 2014, ingressou no Mestrado em Ensino de Música.
No ano letivo 2017/2018, concluiu o ciclo de estudos do curso, tendo obtido a classificação final de 19 valores no Projeto de Ensino Artístico.
Em 2019, viu editado, pela editora AVA Musical Editions, o método Exercícios Respiratórios para Instrumentistas de Sopro, fruto da investigação desenvolvida no âmbito da dissertação para a obtenção do grau de Mestre. Esta obra obteve também destaque a nível internacional, nomeadamente em países como Espanha, França e Brasil.
Tem colaborado com orquestras como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra de Câmara de Almada, Estágio Orquestra Gulbenkian, entre outras. Foi admitido em outras orquestras como a Lisbon Film Orchestra, Orquestra Filarmónica Portuguesa, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras e a Orquestra da Costa Atlântica.
Colabora ativamente com muitas bandas filarmónicas nacionais, sendo de destacar as participações no VIII Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, com a banda Sociedade Filarmónica de Instrução e Cultura Musical de Gansaria (1º lugar, 2ª secção) (Braga, 2022), e a participação no 8º Concurso Internacional do Ateneu Vilafranquense com a Sociedade Filarmónica Comércio e Indústria da Amadora (2º lugar), (Vila Franca, 2016).
Desenvolveu a sua atividade enquanto docente em diversas instituições, como o Conservatório d’Artes de Loures (2016-2020) e no projeto “Outras Bandas – Instrumentos de Inclusão” (Almada, 2017-2018).
Entre 2015 e 2022, foi músico na Banda de Música da Força Aérea.
Luís Estudante, tuba, natural da Fajarda, Coruche
Luís Estudante é membro do Buffet Crampon Group, do quarteto de Tubas “Tupho Ensemble” e é professor da Classe de Eufónio/Tuba do Conservatório de Música de Santarém, do Conservatório Regional de Artes do Montijo, da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, da Academia de Música Salvaterrense e das Escolas de Música da Sociedade Instrução Coruchense e Banda Marcial de Almeirim.
Leia AQUI a bio completa.
Com municípios e entidades diversas, a Reciclanda promove a reutilização musical desde idade precoce, faz capacitação de docentes, contribui para a qualidade de vida dos seniores.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759