Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio
Folclore na Covilhã

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Beira Baixa
  • Distrito: Castelo Branco
  • Concelho: Covilhã

03 grupos

  • Grupo  de Danças e Cantares do Paul
  • Rancho Folclórico de Unhais da Serra
  • Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio
Grupo  de Danças e Cantares do Paul

O Grupo de Danças e Cantares do Refúgio é membro efetivo da Federação do Folclore Português desde 2007, estando também inscrito na Fundação INATEL.

É originário do Paul, aldeia essencialmente agrícola do Concelho da Covilhã.

Participou no concurso da “Aldeia mais Portuguesa de Portugal” em 1938, tendo deixado uma marca muito vincada da sua identidade social, cultural e religiosa como aldeia rural beirã.

Desenvolveu um trabalho de pesquisa e preservação, nos domínios da cultura local privilegiando os cantares, as danças, os trajes, mantendo as tradições e a gastronomia, reproduzindo tanto quanto possível as vivências de sua terra nos princípios do século XX.

Representa com vivacidade danças de roda, avivadas pelo toque do adufe, nomeadamente a “Farrapeira” que, pela sua coreografia graciosa e complexa merece destaque, ou ainda a polifonia de seus cantares religiosos e de trabalho.

Representa etapas da vida comunitária e agrícola como a colheita da azeitona, do milho, as lavadeiras, bem como os monótonos serões da aldeia entre outros.

Além da dança, o Grupo conta com mais duas valências denominadas por: “As Adufeiras” e o “Grupo de Bombos”.

GDCP

Grupo  de Danças e Cantares do Paul

Grupo  de Danças e Cantares do Paul

Rancho Folclórico de Unhais da Serra

O Rancho Folclórico de Unhais da Serra foi fundado em 1976. É composto por três grupos: adulto, grupo de bombos e adufeiras. Foi junto das pessoas mais antigas da vila que foram efetuadas todas as recolhas que o rancho representa: trajes, utensílios, danças e cantares da comunidade, em finais do século XIX e inícios do século XX.

Reconstruiu uma casa antiga, com mais de 100 anos, onde está a sede, sala de convívio e museu etnográfico, com todas as recolhas feitas pelo grupo ao longo dos anos.

O Rancho foi condecorado com a medalha de Prata – Mérito Cultural da Freguesia de Unhais da Serra. É membro efetivo da Federação de Folclore Português, filiado no INATEL e inscrito no Registo Nacional de Associações Juvenis.

Ao longo dos anos, têm tido inúmeras digressões de norte a sul do país, participações em festivais de folclore nacionais e internacionais, feiras de agricultura, artesanato, gastronomia e comerciais em vários programas de rádio e televisão.

Organiza o tradicional cantar das Janeiras, Festival Nacional e Internacional de Folclore, jogos tradicionais, colóquios, debates, exposições, Semana Cultural da Vila de Unhais da Serra, Feira Rural e Tradicional.

Editou quatro cassetes oficiais e um CD.

Rancho Folclórico de Unhais da Serra

Rancho Folclórico de Unhais da Serra

Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio
  • Beira Baixa (Cova da Beira)
  • Distrito: Castelo Branco
  • Concelho: Covilhã

O Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio foi fundado em 1966, a fim de participar nas comemorações do 5º aniversário do Grupo Recreativo Refugiense.

Sem possuir uma qualidade que pudesse ser um fiel representante do passado das gentes locais, procedeu a uma reestruturação no ano de 1984/1985.

Tornou-se membro efetivo da Federação do Folclore Português em 1991. Possui um Museu Etnográfico, cujo acervo ultrapassa as duas mil peças de diversa índole.

Tem como primeiro objetivo defender as raízes culturais do povo em que se insere.

RFER

Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio

Rancho Folclórico e Etnográfico do Refúgio