Évora e o seu folclore
Folclore em Évora
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Alentejo (Alto Alentejo)
- Distrito: Évora
03 grupos
- A Tertúlia do Cante Alentejano de Évora
- Grupo Cantares de Évora
- Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo
A Tertúlia do Cante Alentejano de Évora
A Tertúlia do Cante Alentejano de Évora é um grupo coral alentejano que pesquisa, recolhe e apresenta cantigas tradicionais do cancioneiro popular.
Grupo Cantares de Évora
O Grupo Cantares de Évora foi fundado em 1979, com o objetivo de preencher na cidade de Évora um espaço cultural dedicado ao coral tradicional do Alentejo.
O seu repertório é preenchido por modas antigas, mantendo toda a fidelidade ao cancioneiro tradicional, não sendo feitos quaisquer arranjos nem alterações às músicas nem aos poemas, sempre de origem popular.
Tem a particularidade de ser um coral misto, contando hoje com cerca de 25 vozes. Durante as suas atuações, exibe igualmente os trajes tradicionais do Alentejo, representa com rigor o modo de vestir dos vários estratos sociais e profissões dos anos 40.
Tem prestado uma colaboração incansável nas muitas solicitações a que é convidado para enobrecer com o cante tradicional as muitas representações oficiais e não só que visitam a cidade de Évora.
O Grupo foi condecorado com a medalha de mérito municipal “Classe de Ouro” na Homenagem da Cidade de Évora a Instituições e Cidadãos, em 2004. Neste ano comemorou 25 anos de existência e gravou o primeiro CD.
Tem atuado no país e no estrangeiro, com destaque para o espetáculo onde se reúnem em palco com a Ronda dos Quatro Caminhos e a Sinfonieta de Lisboa.
O Grupo Coral tem vindo a reunir na sua sede própria, situada nos antigos celeiros da EPAC, no núcleo histórico da cidade de Évora, uma coleção de alfaias e utensílios utilizados nos trabalhos do campo bem como peças do traje etnográfico que constituem um pequeno museu rural.
Na sua sede o grupo dedica-se, também, à valorização e divulgação da gastronomia tradicional alentejana.
Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo
O Rancho Folclórico Flor do Alto Alentejo nasceu a partir de uma Festa de Natal do Hospital Distrital de Évora, hoje Hospital do Espírito Santo. Fez a sua primeira atuação em 26 de abril de 1981 nas Comemorações do 25 de abril. Tem atuado um pouco por todo o País.
As danças que apresenta são: chotiças, saias e puladinhos.
Ao contrário do cante que é lento e nostálgico, as danças, sobretudo as saias e puladinhos são vivas e rápidas.
Usa aos trajes de pastor, domingueiros e de trabalho como ceifeiro/a, mondadeira, aguadeira.
O Rancho é composto por 10 pares juvenis e 8 pares infantis.
A tocata inclui acordeão, viola, reque-reque, timbalão, ferrinhos, cântaro e pandeiretas.
Endereço:
Rua do Marmeleiro
antiga escola primaria do Bairro das Espadas
Évora
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Roteiro dos Ranchos Folclóricos dos Açores
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca e a informação nesta plataforma resultam de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. Foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos de modo a facilitar a leitura.