José Dias, pianista, de Fafe
Músicos naturais do Concelho de Fafe

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis tem como objetivo aproximar dos munícipes os músicos e o património musical.

  • Eduarda Ferreira (compositora, 2001)
  • José Dias (pianista)
  • Tiago Ferreira (tenor)
José Dias
José Dias, pianista, de Fafe

José Dias, pianista, de Fafe

José Dias nasceu em Fafe em 1982 e recebeu as primeiras lições de piano aos 12 anos. Mais tarde frequentou as Academias de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães e José Atalaya em Fafe. Obteve o primeiro prémio no concurso de piano do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga. Após começo do trabalho com os pianistas Luís Magalhães e Nina Schumann, José Dias viajou para a África do Sul onde frequentou sob sua orientação a Universidade de Stellenbosch. Desta instituição viria a obter com distinção o Bacharelato e Honours (Licenciatura) em Música na área de interpretação pianística.

José Dias prosseguiu depois os estudos pianísticos na Hochschule für Musik und Theater de Zurique (Suíça) na classe de Konstantin Scherbakov. Sob sua orientação completou o Konzertdiplom com distinção. Em 2005 seria já convidado a acompanhar o maestro Scherbakov como seu aluno numa série de aulas públicas durante uma viagem cultural no Mar Negro a bordo do cruzeiro MS Europa organizada pelo Lucerne Festival (Suíça).

José Dias participou em classes de aperfeiçoamento orientadas por pianistas como Bárbara Dória, Joseph Stanford, Ella Fourie, Anton Nel, Vladimir Viardo e Alexei Lubimov. Para além dos seus regulares recitais de piano, lied e música de câmara, já se apresentou também como solista com orquestras como a University of Stellenbosch Symphony Orchestra (USSO), Kunst Universiät Graz Orchester, KwaZulu-Natal Philarmonic Orchestra de Durban e Cape Town Philarmonic Orchestra, sob a direcção de maestros como Corvin Matei, Xandi van Dyk, Young Kyu Song, Christopher Dowdeswell e Dr. David Tidboald.

Em meados de 2007 José Dias regressou à África do Sul para ocupar a posição de pianista, correpetidor e vocal coach na Ópera de Cape Town. Para além de orientar os cantores intérpretes das óperas em cartaz, acompanha ao piano ensaios de produção – até ao presente esteve envolvido diretamente em produções de mais de 30 óperas diferentes, de épocas e compositores tão distantes e variados como Monteverdi e Gershwin. O seu trabalho como pianista acompanhador principal da companhia proporcionou a sua participação em centenas de concertos por todo o país.

Em 2011, José Dias iniciou paralelamente os seus estudos de Doutoramento na Universidade da Cidade do Cabo sob orientação prática do renomado pianista Prof. François du Toit e fazendo a sua pesquisa musicológica sob supervisão do compositor Hendrik Hofmeyr, abordando o tema das Baladas para Piano. Poucos meses após o começo dos estudos, José Dias foi já vencedor do maior prémio pianístico da Universidade e por consequência as suas apresentações em público têm vindo a multiplicar-se. 2012 será um ano dedicado aos estudos e a trabalho concertístico intensivo, com espetáculos agendados na maior parte dos festivais sul-africanos, apresentações com orquestra e participações em festivais internacionais na Europa e USA.

Tiago Ferreira

Tiago Ferreira, tenor, nasceu em  emFafe 1979. Começou a estudar música aos 12 anos na Banda de Golães. Posteriormente, estudou nas Academias de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães, e Academia de Música José Atalaya em Fafe. Em 2009 concluiu a Licenciatura Bi-Etápica em Formação Musical na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE). Entre 2005 e 2007 integrou o Coro de Câmara da ESMAE, sob a direção de Barbara Francke. Estudou canto com os professores José Corvelo e Maria João Matos.

Foi diretor artístico do Coro da Igreja da Misericórdia de Guimarães entre 2008 e 2013. É professor de Formação Musical na Academia de Música José Atalaya onde também dirige o Coro de Pais e Amigos. É professor e maestro da Orquestra Juvenil da Banda de Golães e flautista na banda Progeto Aparte. É aluno no mestrado em Direcção Coral e Formação Musical na Universidade do Minho.