Fornos de Algodres e os seus festivais
Festivais de Música em Fornos de Algodres
Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música no Concelho
CIMfonia
Sítio: cimfonia.org
O projeto CIMfonia resulta de uma simples aglutinação da sigla CIM – Comunidade InterMunicipal – e da palavra fonia que pode significar som ou voz, e pretende traduzir isso mesmo, a voz da região, o apelo do interior. O ciclo de concertos e eventos do programa CIMfonia pretende seduzir toda a comunidade a intervir de forma criativa e proativa, na candidatura de Guarda Capital Europeia da Cultura, em 2027. (Osvaldo Ferreira)
O projeto engloba os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso.
contraDANÇA – Festival de Dança e Movimento Contemporâneo
Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia e Seia acolheram a 12.ª edição do contraDANÇA – Festival de Dança e Movimento Contemporâneo, que levou à cena espetáculos de música, dança, teatro, novo circo e performances, bem como uma exposição de arte plástica.
Organizado pela ASTA – Associação Teatral e Outras Artes, com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, com o apoio dos municípios envolvidos, o evento aposta, cada vez mais, num processo de “descentralização e democratização das artes contemporâneas na região”, como apontou Rui Pires, diretor do festival.
“São espetáculos caracterizados pela mistura de linguagem: o teatro, a dança, a performance, a música, o vídeo, muita experimentação.”, definiu.
Sérgio Novo, diretor artístico, lembrou que o contraDANÇA já foi classificado pela Direção Regional de Cultura do Centro como um “festival ímpar e único em toda a região” e sublinhou a importância de este evento ter sido criado, em 2006, exatamente no interior do país. Assumiu a vontade que a organização tem de fazer com que o certame continue a crescer e possa ser alargado ainda a mais locais.