Gondomar e a Música Clássica

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins
Música Clássica em Gondomar

Orquestras, associações, produções e festivais de música erudita

OPGBAC – Associação Cultural de Plectro

OPGBAC – Associação Cultural de Plectro
Centro Cultural de Rio Tinto Amália Rodrigues
Rua da Boavista s/n
4435-123 Rio Tinto
Tel. (+00 351) 911960331
Sítio: www.orquestra-bandolins.com
Correio eletrónico: orquestra.bandolins@gmail.com

A OPGBAC – Associação Cultural de Plectro, nasceu em 2010, tendo tomado a sigla OPGBAC. É um projeto que tem como objetivo a dinamização e difusão da música de plectro no panorama musical nacional. Se no que diz respeito à Guitarra, tudo funciona dentro da normalidade com cursos superiores e conservatórios a lecionar o instrumento, nos restantes instrumentos de corda beliscada muito há por fazer.

A OPGBAC tem-se focado na promoção do Bandolim por este ser de vital importância numa Orquestra de Plectro. Para o Bandolim foram compostas obras pelos nomes mais sonantes da história da música como Vivaldi, Caldara, Mozart, Hummel, Beethoven, Verdi, Mahler, Schoenberg, Webern, Boulez…

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB)

Desde 2015 sediada em Gondomar, no Centro Cultural Amália Rodrigues, Rio Tinto a OPGBAC – Associação Cultural de Plectro tem várias valências: a principal é a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), grupo que tem recebido os mais rasgados elogios pelo caracter original da sua sonoridade e pelo rigor interpretativo apresentado.

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins

Escola de Música

Outros projetos são uma escola de música que se focaliza no ensino dos instrumentos de corda beliscada e os estágios internacionais, que trazem maestros e professores reconhecidos a Portugal.

Festival Internacional de Música de Plectro

A revolução operada na em Portugal pela OPGBAC – Associação Cultural de Plectro no que diz respeito à música de corda beliscada é algo incontornável. O Festival Internacional de Música de Plectro é uma das nossas maiores apostas, pois permite ao público ter contacto com o que de melhor se faz a nível mundial nesta área.

No primeiro ano do Festival Internacional de Música de Plectro (2012), foi possível trazer a Portugal talvez o mais reputado grupo de música de plectro barroca, o Artemandoline Barroque Ensemble, que teve uma assistência a rondar as 500 pessoas.

A segunda edição do Festival, em 2013, realizou-se durante todos os fins-de-semana do mês de outubro. Sempre aos domingos, em 4 auditórios do Município da Maia, que receberam 4 reputados grupos de renome mundial.

Em 2016, com a Associação sediada em Rio Tinto, realizou-se o Festival Internacional de Plectro “Concelho de Gondomar”, que se realizou entre 8 e 10 de Julho em diversos espaços do município de Gondomar, com concertos, oficinas, classes de aperfeiçoamento e conferências.

A sua 4ª edição teve lugar em Gondomar a 23 de setembro de 2017, e esteve repleta de novidades que permitiram adequar o FIMP à dinâmica cultura de Gondomar. Porque o FIMP tem um potencial enorme devido às características singulares que o diferenciam, sendo o único festival de Música de Plectro do País, associou-se à marca “Gondomar é D’ouro”. Ao associar o FIMP a uma marca forte e reconhecida internacionalmente como a de Gondomar, a Associação acredita fazer de Gondomar também a Capital da Música de Plectro.