Guimarães e os seus festivais

GUIDANCE, Guimarães, 2025
Festivais de música em Guimarães

Festivais, ciclos, cursos, concursos, jornadas, temporadas e encontros de música e dança no Concelho

GUIdance

Festival Internacional de Dança Contemporânea

O GUIdance é um festival conduz a Guimarães alguns dos mais conceituados criadores nacionais e internacionais da dança contemporânea. Apresentando-se como um estímulo à criação artística, integra vários espetáculos, master classes, sessões nas escolas, conversas e debates. Público e artistas convivem num programa de duas semanas que celebra a dança contemporânea enquanto expressão artística capaz de despertar as mais inúmeras emoções.

Saiba mais AQUI.

GUIDANCE, Guimarães, 2025

GUIDANCE, Guimarães, 2025

Guimarães Jazz

Considerado pela crítica como um festival de referência, o Guimarães Jazz tem-se afirmado como um dos mais sólidos e consistentes festivais de jazz do país, ocupando um lugar de topo no panorama nacional e internacional.

Em 2024, ano em que o festival cumpre a sua 33ª edição, o Guimarães Jazz dá provas da sua reputação e da sua vitalidade através de um cartaz que aposta no jazz criativo e em sincronia com o seu tempo. O programa de concertos, que será apresentado de 7 a 16 de novembro, destaca-se pela defesa da posição autoral dos músicos, pela atual qualidade do jazz nacional, por uma reforçada componente orquestral e por uma natureza comparativamente descentrada da tradição jazzística mais clássica ou purista da maior parte dos projetos presentes no elenco que inclui nomes como Maria Schneider & Clasijazz Big Band, Wadada Leo Smith, Ambrose Akinmusire, John Escreet, entre muitos outros.

Sítio: www.guimaraesjazz.pt

Guimarães Jazz 2024

Guimarães Jazz 2024

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

Festival Guimarães Clássico

O Festival Guimarães Clássico é um projeto conjunto do Quarteto de Cordas de Guimarães e da Câmara Municipal de Guimarães, cujo intuito é o de promover a música de câmara. Tem como base os membros do Quarteto de Cordas de Guimarães que continua, desta forma, a dinamização da sua área de interesse, a música de câmara para cordas, e espera atrair para Guimarães os melhores artistas e os mais talentosos jovens músicos.

Guimarães Choral Lab

Guimarães Choral Lab (4ª edição em 2024) é um evento coral para coros infantis promovido pela Sociedade Musical de Guimarães – Conservatório de Guimarães.

Festival Manta

Ritual cultural que todos os anos marca a rentrée do CCVF, o Manta vai em 2024 na 17ª edição em 2024 (13 e 14 de setembro). Na sexta-feira, 13, sob a estrelas, o relvado do Centro Cultural Vila Flor tem uma noite marcada por artistas portugueses com as atuações de Malva e de David Fonseca, que se junta ao cartaz para nos abrir a porta do seu universo pessoal como nunca antes visto em 25 anos de carreira. No sábado, 14, o Manta aposta na revelação de artistas internacionais, que justificam o sentido total de descoberta, em alguns casos, e de absoluta confirmação, noutros. Meskerem Mees, Billie Marten e Still Corners encarregar-se-ão de nos embalar através de uma exploração íntima e telúrica que guardaremos dentro de nós enquanto paisagem erigida para o futuro. Após os concertos, DJ Berto (sexta-feira) e DJ Tam (sábado) são responsáveis por garantir que a vibração dos corpos continuará a pulsar pela noite dentro. A manhã e a tarde de sábado são dedicadas às famílias, com oficinas de experimentação musical para todas as idades. A entrada é gratuita até ao limite da lotação disponível.

Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

Centro Cultural Vila Flor, Guimarães

Sezim Music Series

Sob a direção artística do pianista Vasco Dantas, Sezim Music Series (1ª edição em 2024) é um evento promovido por Music Series Festivals e Portugal em Movimento com o apoio do Município de Guimarães. Realiza-se na Casa de Sezim. O programa inclui exclusivamente a participação de relevantes músicos nacionais, com reconhecida carreira internacional, dedicados ao repertório clássico e jazzístico. Mário Laginha, Vasco Dantas, João Barradas, Joel Cardoso, Isabel Vaz, Ricardo Gaspar, Marco Rodrigues.

O projeto conta com a parceira do Município de Guimarães, integrando-o no seu ciclo de programação anual “Abril com Cantigas de Maio”, com uma programação eclética e para todos os públicos, que valoriza a excelência da criação e interpretação artística nacionais.

O projeto artístico Music Series Festivals, surge com o principal objetivo de apoiar e promover a divulgação a nível nacional e internacional de jovens artistas portugueses, na área da música erudita. Visa também a criação de uma rede nacional e internacional de festivais de música, com destaque para a música erudita, valorizando a excelência musical nacional.

Tem na sua génese o festival “Algarve Music Series”, fundado em 2016, pela violoncelista Isabel Vaz e pelo pianista Vasco Dantas, que assumem a direção artística do projecto. Em 2022, o projeto cresceu para a vila de Avis, no Alto Alentejo – Avis Music Series. Sob a alçada deste projeto, surgiu também no Algarve, o “The Piano Concerto Festival”, em 2023, evento de cariz pedagógico e performativo, que oferece a oportunidade única a jovens pianistas de ensaiar, gravar e apresentar-se publicamente com uma orquestra profissional. Em Dezembro de 2024 terá lugar a 1ª edição do “Teatro del Lago Music Series”, no mítico e magnífico Teatro del Lago, na Patagónia do Chile a 1000km a sul de Santiago.

Sezim Music Series

Sezim Music Series

Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães

A música religiosa, no sentido mais lato, representa uma parcela importante da grande música que faz parte das temporadas dos festivais de música erudita nos quais se assiste a uma programação diversificada composta por oratórias, paixões, missas, salmos, Te Deum, entre outras obras renomadas. Festivais expressamente dedicados a esta grande música religiosa, que não rigorosamente sacra e litúrgica, são escassos no mundo e praticamente inexistentes em Portugal. Face a esta evidência, a Câmara Municipal de Guimarães, concebeu o Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães (VI edição em 2022). Beneficiando do tempo de lazer e de um declarado clima de espiritualidade, latente na sociedade ocidental, o festival pretende alimentar na cidade, e no distrito, a já conhecida vitalidade cultural que lhe é peculiar, capitalizando a movimentação de pessoas dentro do território.

Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães

Festival Internacional de Música Religiosa de Guimarães

Semana da Dança de Guimarães

A Semana da Dança de Guimarães nasceu em 1994 e realizou-se até 2006. Regressou em 2022 para agitar o berço. Ao longo de dez dias, a cidade e as suas ruas foram o epicentro da dança.

Saiba mais AQUI.

Semana da Dança de Guimarães

Semana da Dança de Guimarães

Património Musical Vimaranense

O Património Musical Vimaranense foi o tema do curso promovido pelo Museu e pela sua Associação de Amiguinhos, a cargo do musicólogo Eduardo Magalhães. Destinado a um público indiferenciado, o curso, presencial, foi pensado para quem goste de música e queira adquirir alguma informação sobre o património musical existente nas instituições vimaranenses, nomeadamente os livros de cantochão.

Património Musical Vimaranense

Património Musical Vimaranense

Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira

A 2ª edição das «Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira» decorreu de 1 a 8 de Dezembro de 2021, comemorativas do 8º Aniversário do Restauro do grande órgão histórico da Colegiada de Guimarães. Englobavam visitas Guiadas Musicais até ao órgão histórico partindo do Museu Alberto Sampaio; Meditações Musicais com 20 minutos de meditação e música de órgão; Liturgias Solenizadas com Órgão: missas Feriais & Missa da Solenidade da Imaculada Conceição; Concertos de Órgão e Coro, em parceria com o Coro Vilancico da Sociedade Musical de Guimarães.

Nas «Visitas Guiadas Musicais» apresenta-se o papel da Música na vida da Colegiada; o público contacta de perto com o órgão histórico: além de conhecer a história da sua construção e restauro, escuta os diferentes registos sonoros, vê o funcionamento da máquina. A visita parte do Museu e realiza um itinerário até chegar às “entranhas” do órgão.

É director artístico do festival Nuno Mimoso, músico sacro, docente e investigador, diplomado pela Escola Superior de Música Sacra de Ratisbona na Alemanha, consultor da DSBC da DRCN, director científico dos Estudos Musicológico e Organológico (no prelo) da Igreja do Mosteiro de Santa Clara do Porto e fiscal do restauro dos órgãos históricos.

Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira, 2021

Jornadas do Órgão Histórico da Oliveira, 2021

Barco Rock Fest

Facebook: www.facebook.com/barcorockfest

A primeira edição do Barco Rock Fest realizou-se em 2006, numa iniciativa do Movimento Artístico das Taipas (MAT) e da Junta de Freguesia de Barco. O objetivo era dar uma outra vida à freguesia e à sua praia fluvial com um festival de rock. Depois de uma primeira edição experimental, com bandas da região, o anúncio de Guimarães como Capital Europeia da Cultura futura deu novo fôlego à vontade de continuar a aventura. Desde então muitas bandas tocaram na praia de Barco, cada vez mais público, local e nacional, começou a interessar-me por este festival. Em 2016 completou 10 anos de história.

Guimarães Clarinet Days

Os Guimarães Clarinet Days são uma festa dedicada ao clarinete constituída por concertos, workshops, masterclasses, conferências e residências artísticas (3ª edição em 2021).

Festival de Canto Lírico de Guimarães

O Festival de Canto Lírico de Guimarães (terceira edição em 2021) é um festival de música de origem e genealogia operática, que visa o culto e o desenvolvimento da voz e da composição musical líricas, “tendo em vista não só um público musicalmente culto, mas a totalidade dos públicos motivados pela fruição e conhecimento culturais, no pressuposto de que a tradição operática lírica constitui do melhor que a cultura humana construiu e continua a construir, aumentando os horizontes cognitivos e culturais da humanidade”, explicou a Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense (ASMAV) responsável pela organização do evento com o apoio do Município de Guimarães.

Festival de Canto Lírico de Guimarães

Festival de Canto Lírico de Guimarães

Festival Internacional de Guitarra de Guimarães

O Festival Internacional de Guitarra de Guimarães é membro da Eurostrings, iniciativa criada em 2017 com o apoio do programa Europa Criativa, da União Europeia, o FIGG é organizado pela Sociedade Musical de Guimarães, tendo direção artística de Nuno Cachada. Tem ainda o apoio da Câmara Municipal de Guimarães. Teve em 2021 a sua 7ª edição, com regresso de classes de aperfeiçoamento e Concurso Internacional de Guitarra “Cidade de Guimarães.

Festival Internacional de Guitarra de Guimarães

Festival Internacional de Guitarra de Guimarães

Festival Vai-m’à Banda

Organizado pela Revolve e a Câmara de Guimarães, o Festival Vai-m’à Banda voltou a Guimarães em 2021 e contou com a presença de vários artistas (Filipe Sambado, Chinaskee, Maria Reis e Fumo Ninja). A quarta edição do festival, ao invés de juntar público e artistas à mesa de tascas de Guimarães, em “encontros de malgas de vinho e caldo verde”, aconteceu em locais ao ar livre.

Guimarães Allegro – Festival da Música Erudita

O Guimarães Allegro é organizado pelo Município de Guimarães, com o apoio do SMG – Conservatório de Guimarães, Paço dos Duques, Museu de Alberto Sampaio, Direção Regional de Cultura do Norte, Instituto de Design de Guimarães e Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha. Em 2021, nos três dias de certame, apresentaram-se ao público a Orquestra de Guimarães, os Jovens Solistas do Conservatório de Guimarães, o Quarteto de Cordas de Guimarães, o Quarteto de Metais da Banda Filarmónica de Moreira de Cónegos, o Ensemble de Trompetes da Banda Musical de Caldas das Taipas, os  Jovens Cantores de Guimarães, o Ensemble de Clarinetes da Universidade do Minho, o Ensemble de Trombones – Slide Bones Symbiosis e o Simant Duo.

Guimarães Cinema Som

“Guimarães Cinema Som” é o nome do 1º Festival Internacional de Cinema de Guimarães cuja programação decorreria em 2016, entre o Centro Cultural Vila Flor e a Black Box da Plataforma das Artes. O evento, que perspetiva o som como elemento estrutural de um filme considerando-o para além da música, apresenta uma estrutura tripartida que compreende uma mostra de filmes não competitiva, diversificada oferta formativa e também uma secção de filmes internacionais em competição atendendo ao tratamento artístico do som.

O festival proporcionaria estreias nacionais de obras orquestrais especificamente compostas para determinados filmes, oportunidades também para ouvir ao vivo a Orquestra de Guimarães e a Orquestra do Norte. A convite do festival, a Academia de Música Valentim Moreira de Sá aceitou o repto de criar Molduras Sonoras (incluindo liberdade na criação de efeitos sonoros) para um filme de Chaplin.

Com Sonoras Qualidades, o festival propunha uma seleção de obras em que o som se revela determinante na construção de cada filme. O cinema sonoro é considerado desde a fase incipiente até aos nossos dias, constituindo-se um espaço recheado de inovações e marcado por filmes fundamentais da cinematografia mundial.