Idanha-a-Nova Rota Musical

Monumento a Catarina Chitas em Penha Garcia

MÚSICA À VISTA

Sugestões de património edificado

para uma rota musicoturística no Concelho de Idanha-a-Nova

Monumento a Catarina Chitas em Penha Garcia

Monumento a Catarina Chitas em Penha Garcia

Monumento a Catarina Chitas em Penha Garcia

Monumento a Catarina Chitas em Penha Garcia

O monumento a Catarina Chitas em Penha Garcia é uma escultura de arte contemporânea, figurativa, assente sobre uma base escalonada, revestida a xisto irregular. de 270cm x 68cm com base base de 115cm x 115cm x 180cm.

Veja AQUI mais pormenores.

Composição com alguns elementos em ensamblagem, apresenta duas faces distintas em oposição, uma exibe um relevo de figura feminina a tocar adufe com a parte inferior preenchida por uma inscrição do excerto de uma canção autobiográfica, composta e musicada por Catarina Chitas “Toda a vida fui pastora / E sou muito de vontade / Eu nasci para camponesa / Não foi para ira à cidade”. Enquanto a outra face mostra esculpida, uma figura humana estilizada, sobreposta por um elemento que representa um adufe. Toda a obra, intencionalmente evidencia a evocação da homenageada. De acordo com a placa informativa na base do monumento, o seu promotor foi a Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, tendo sido inaugurada a 19 de agosto de 2005. Pretende homenagear Catarina Chitas mais conhecida por Ti Chitas (1913-2003), cantora, tocadora de adufe e pastora, natural de Penha Garcia. Participou no álbum “Com Ti Chitas” do grupo da Banda do Casaco editado em 1984, entre outras publicações que se seguiram promovidas por várias entidades.

Reciclanda

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce. Clique e saiba mais.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos seniores.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759