Ílhavo e o seu folclore

Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo
Folclore em Ílhavo

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Beira Litoral (Vareira)
  • Distrito: Aveiro
  • Concelho: Ílhavo

02 grupos

  • Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré
  • Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo
Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré

O Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré foi fundado em 1983, com o propósito de defender os usos e costumes dos que habitavam as Gafanhas desde o século XVII, conforme rezam algumas crónicas de escritores e estudiosos que à região dedicaram e continuam a dedicar algumas páginas de reconhecido interesse. A escritura pública dos estatutos deu-se em 1986.

O grupo começou as atuações em 1985, tendo realizado nesse mesmo ano o seu primeiro Festival de Folclore. Participou em festivais quer no país, quer no estrangeiro, e tem realizado diversas exposições e colóquios subordinados a diversos temas etnofolclóricos.

Tornou-se Associação de Utilidade Pública em 1995, tendo-lhe sido atribuída a Medalha do Concelho em Vermeil pela Câmara Municipal de Ílhavo, no âmbito das Comemorações do Feriado Municipal de 2008. É sócio efetivo da Federação do Folclore Português e encontra-se inscrito no INATEL.

Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré

Grupo Etnográfico da Gafanha da Nazaré

Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo

O Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo foi fundado em 1984 com a finalidade de fazer reviver as danças e os cantares, os usos e costumes das gentes de ílhavo.

É sócio efetivo da Federação do Folclore Português.

Anualmente organiza dois festivais de folclore e desde a sua fundação tem participado em várias festa e festivais nacionais e internacionais do país.

Recebeu a medalha de mérito cultural da cidade de Ílhavo e tem o estatuto de instituição de utilidade pública.

Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo

Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo

Para comemoração dos 25 anos de existência o grupo organizou e produziu um espetáculo etno-folclórico intitulado “Sangue de Mar” que foi apresentado no Centro Cultural de Ílhavo e visto por cerca de 800 pessoas.

Organiza o Festival internacional da Praia da Costa Nova – Ílhavo, em agosto na primeira sexta-feira, festival composto, sempre, por três grupos internacionais e três nacionais. Nele já participaram grupos de Espanha, França, Itália, México, Brasil, Roménia, Croácia, Rússia, Suíça, Grécia, Bulgária, Turquia.

Organiza um outro festival, no primeiro sábado de setembro, na cidade de Ílhavo, onde prima pela qualidade dos grupos participantes. Este festival é mais direcionado para o folclore nacional, mas já participaram nele alguns grupos internacionais.

É também organizador, em colaboração com a Junta de Freguesia de São Salvador, do “Festival da Primavera”, no lugar da Senhora dos Campos, Colónia Agrícola, sempre no dia 1 de maio.

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.