Jacinta, cantora, de Ílhavo
Músicos naturais do Concelho de Ílhavo

Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.

Helena Neves

Helena Neves, soprano, de Ílhavo

Helena Neves, soprano, da Gafanha da Nazaré

Jacinta

Jacinta, cantora, de Ílhavo

Jacinta, cantora, de Ílhavo

Ricardo Panela

Ricardo Panela, barítono, de Ílhavo

Ricardo Panela, barítono, de Ílhavo

António Vieira da Silva

António Vieira da Silva, cantor, de Ílhavo

António Vieira da Silva, cantor, de Ílhavo

Manuel Paião

Manuel Paião, compositor, de Ílhavo

Manuel Paião, compositor, de Ílhavo

Helena Neves

Natural de Ílhavo (Gafanha da Nazaré), Helena Neves é licenciada em Teoria e Formação Musical pela Universidade de Aveiro, em 1999. É Mestre em Ciências Musicais, pela Universidade Nova de Lisboa, na área de Psicologia e Pedagogia Musical, em 2007, e  Mestre em Ensino de Música, na área de Canto, pela Universidade de Aveiro, em 2012. Doutoranda em Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa, estuda a relação da música contemporânea portuguesa e a receção do público.

Estudou Canto com Maria Ana Fleming, Oliveira Lopes, António Salgado tendo participado em diversas classes de aperfeiçoamento. No campo da Ciência Vocal participou em seminários orientados por Johan Sundberg, Anders Friberg, Camilla Romedahl, entre outros. Frequentou workshops realizados por Margareta Thalén, Daniel Zangger Borch, Carolina Pérez Sanz, entre outros. Na área da Psicologia e Pedagogia Musical estudou com Helena Rodrigues, Mário vieira de Carvalho, João Nogueira, entre outros. Frequentou seminários orientados por Edwin Gordon, Perry Cook, Albert Bregman, Lori Custodero, entre outros.

Participou em diversas gravações discográficas, das quais destaca, mais recentemente: “Poiesis” (com o Síntese Grupo de Música Contemporânea).

É membro fundador do Trivium Trio, e do Síntese Grupo de Música Contemporânea, formações com as quais tem realizado inúmeros concertos, tendo-se apresentado em Portugal, Espanha e França. Com o Síntese Grupo de Música Contemporânea, e outras formações, realizou mais de 30 estreias absolutas de compositores como Christopher Bochmann, Eduardo Patriarca, Cândido Lima, José Carlos Sousa, Nuno Côrte-Real, Hugo Vasco Reis, Sérgio Azevedo, Amílcar Vasques-Dias, Anne Victorino d’Almeida, António Chagas Rosa, Fernando Lapa, Sara Carvalho, Ângela Lopes, Edward Aires d’Abreu, Rubén Borges, Ana Seara, entre muitos outros.

Exerce funções de Presidente da Direção do Síntese Grupo de Música Contemporânea. Desde 2007, e até à atualidade, é professora de Canto, Coro, Formação Musical e Técnica Vocal no Conservatório de Música da Guarda.

Queres destacar-te? Clica AQUI.

Destaca-te no Musorbis

Destaca-te no Musorbis

0 comentários

Deixe um comentário

Quer participar?
Deixe a sua opinião!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *