Ílhavo e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho de Ílhavo
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.
- António Vieira da Silva (cantautor)
- Carlos Paião (cantautor, nascido por acaso em Coimbra, 1957-1988)
- Helena Neves (soprano)
- Jacinta (cantora jazz)
- Joaquim Teles/Quiné (baterista)
- Jorge Cruz (guitarrista)
- Manuel dos Santos Barreto (saxofone)
- Manuel Paião (compositor de canções, 1926-2005)
- Ricardo Panela (barítono)
Jacinta
Aclamada na crítica portuguesa pela sua “voz quente, redonda, possante” (Miguel Soares, Comércio do Porto), Jacinta recebeu o prémio “Músico Revelação 2001” do programa Cinco Minutos de Jazz (Antena 1, desde 1966) e foi referida como “A cantora de jazz portuguesa”, por José Duarte.
“Segura, conhecedora” (Emanuel Carneiro, Jornal de Notícias), Jacinta transmite emoção e garra no timbre da sua voz, complementando-a com um swing sólido e natural. Impressionante intonação e comando vocal destacam-na entre cantores de jazz.
Jacinta deu os seus primeiros passos artísticos através do estudo da música clássica em piano e composição, percurso pouco comum numa cantora de jazz. Integrou vários grupos como cantora e instrumentista, chegando a liderar um grupo de rock sinfónico. E’ no entanto no mundo do jazz que a sua energia musical encontra plena expressão.
Aos 22 anos uma excelente actuação de jazz vocal no programa Chuva de Estrelas impulsionou a sua carreira como cantora, tendo sido solicitada para inúmeros concertos a partir de então.
Leia AQUI a biografia completa.
Helena Neves
Natural de Ílhavo (Gafanha da Nazaré), Helena Neves é licenciada em Teoria e Formação Musical pela Universidade de Aveiro, em 1999. É Mestre em Ciências Musicais, pela Universidade Nova de Lisboa, na área de Psicologia e Pedagogia Musical, em 2007, e Mestre em Ensino de Música, na área de Canto, pela Universidade de Aveiro, em 2012. Doutoranda em Ciências Musicais, na Universidade Nova de Lisboa, estuda a relação da música contemporânea portuguesa e a receção do público.
Estudou Canto com Maria Ana Fleming, Oliveira Lopes, António Salgado tendo participado em diversas classes de aperfeiçoamento. No campo da Ciência Vocal participou em seminários orientados por Johan Sundberg, Anders Friberg, Camilla Romedahl, entre outros.
Frequentou workshops realizados por Margareta Thalén, Daniel Zangger Borch, Carolina Pérez Sanz, entre outros. Na área da Psicologia e Pedagogia Musical estudou com Helena Rodrigues, Mário vieira de Carvalho, João Nogueira, entre outros. Frequentou seminários orientados por Edwin Gordon, Perry Cook, Albert Bregman, Lori Custodero, entre outros.
Participou em diversas gravações discográficas, das quais destaca, mais recentemente: “Poiesis” (com o Síntese Grupo de Música Contemporânea).
Leia AQUI a biografia completa.
Ricardo Panela
Natural do concelho de Ílhavo, o barítono português Ricardo Panela tem vindo a estabelecer-se nos últimos anos como um intérprete de grande versatilidade, com um repertório desde o Barroco até à Música Contemporânea.
Na temporada de 2016/2017 estreou-se com excelentes críticas no Teatro Nacional de São Carlos na produção da ópera Les Dialogues des Carmelites com encenação de Luís Miguel Cintra e direcção musical do maestro João Paulo Santos. Ainda na mesma temporada, estreou-se no importante Festival de Verão ‘Opera Holland Park’ como Masetto em ‘Don Giovanni.
Na temporada de 2017/2018 intepretou o papel titular na ópera contemporânea Mad King Suibhne de Noah Mosley, apresentada na English National Opera – Lilian Baylis House em Londres, tendo recebido as mais valorosas críticas pelo seu desempenho. Ainda na mesma temporada estreou-se com a Ópera de Valladolid como Lescaut na ópera Manon de Jules Massenet, após ter interpretado os papeis de Cadeirão e Árvore na ópera L’enfant et les Sortilèges de Maurice Ravel em São Carlos.
Leia AQUI a biografia completa.
Queres destacar-te? Clica AQUI.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759
HISTÓRIA
António Vieira da Silva
Manuel Paião